Ao longo de duas décadas o Festival de Cinema Ambiental firmou-se como um dos mais concorridos do país. A Cidade de Goiás recebe anualmente produtores de inúmeros países, com filmes cada vez de melhor qualidade.
Quem pode comparecer, tem o privilégio de assistir, em primeira mão, o que há de melhor no gênero. Acontece que a maioria dos amantes da sétima arte ficava no prejuízo, pois nem sempre as películas alcançam apelo de público para exibição nas salas dos cinemas comerciais.
Atento a esse desencontro do público com os filmes selecionados no Festival, o governador Marconi Perillo criou o FICA Itinerante, para facilitar sua divulgação, especialmente junto ao público do interior. Ideia feliz, que vem reativando a frequência aos cinemas de muitas cidades e estreando na maioria, que ainda não possui projetores.
Como a prefeitura de Aragarças adota arrojada política de incentivo à cultura, a secretária de educação, primeira dama Mara Nei Elias, inseriu nas comemorações da Semana da Pátria a programação cinematográfica. Idealizado por Fabrício Burjack e coordenado por Luzia Nogueira, Hoberdan, João do Couto, Selassuí, Cristina, Soninha, os gestores culturais da prefeitura se mobilizaram com a equipe do FICA Itinerante e ofereceram um evento que encantou a todos e abriu espaço também aos artistas locais . Durante três dias o público contou com oficinas de artes plásticas, cinematográficas, fotografias, maquiagem e outras, ministradas por professores da Secretaria Estadual de Cultura, cedidos pelo secretário José Chaude.
O Festival de Cinema Itinerante de Aragarças contou com a colaboração das principais entidades culturais também de Barra do Garças e de Pontal do Araguaia, como a Universidade Federal de Mato Grosso, Academia de Letras de Barra, Artesanato Indígena Berocan, Universidades Catedral e Onopar, dentre outras.
Coordenados pelo experiente Eduardo Queiroz, a equipe do FICA contou com André Luiz, escultor Noé, Lilo, William Spalda, Géssica Viloas, Vanessa Prudente, Eduardo, Thays Florêncio, Layane Ooiveira, Vicente Flores, Mazé, Edson Barbosa e a palhaço Lucivalda, com suas misteriosas mágicas conquistou os aragarcenses.
José Elias Fernandes é jornalista, ex-deputado e prefeito de Aragarças.
Seja o primeiro a comentar sobre "O FICA Itinerante em Aragarças"