A Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir – foi apresentada nesta semana a gestores de municípios da região Araguaia durante um circuito de informações sobre o programa. Equipe do Programa Municípios Sustentáveis (PMS) e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários avaliaram com representantes da região as alternativas para unir iniciativas sustentáveis desenvolvidas no estado, levando aos municípios soluções para desenvolver os planos de metas em acordo com o que está definido na Estratégia PCI.
A secretária do Programa Municípios Sustentáveis, Patrícia Lemos, destaca o programa como elo importante junto aos municípios mato-grossenses na execução das metas da Estratégia PCI. “O programa busca estruturar e fortalecer os municípios, compatibilizando o crescimento econômico inclusivo, com a proteção da floresta e a contínua promoção da qualidade de vida dos cidadãos”.
Fernando Sampaio, diretor executivo da Estratégia PCI pontua a participação dos municípios para que o estado alcance o que foi proposto. “Quem está nos municípios sabe quais são as prioridades e os gargalos na gestão do território para a implementação local das metas da PCI. O que queremos é levar soluções e investimentos que ajudem os municípios em seus compromissos, sabendo que existe a vontade de fazer acontecer”, destacou Fernando.
Representantes das secretarias de Estado que coordenam os eixos Produzir, Conservar e Incluir da PCI, respectivamente Sedec, Sema, Seaf apresentaram no circuito as ações que estão em desenvolvimento. O Gabinete de Desenvolvimento Regional e Articulação também integrou as atividades.
Para Alexandre Possebon, secretário adjunto de Agricultura da Sedec, a produção nos municípios pode se beneficiar de uma maior divulgação de linhas de crédito como o FCO e o ABC para ampliar o uso de tecnologia, assim como mecanismos de valorização da produção como o Instituto Mato-grossense da Carne.
Superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema, João Dias acredita que a PCI já é uma realidade, com produtos e serviços como o Sistema de Cadastro Ambiental Rural já entregues à sociedade. “As atividades em desenvolvimento vão acelerar a regularização, levando segurança técnica e jurídica às cadeias produtivas”.
O secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, afira que o Circuito PMS ajuda a levar para a ponta a Estratégia PCI. “As cadeias da agricultura familiar ganharam visibilidade nesta gestão, onde pela primeira vez foi construído um Plano Estadual de Agricultura Familiar. Precisamos de projetos estruturantes nos municípios que possam fortalecer essas cadeias e vamos sempre buscar apoiá-los nessa inclusão produtiva.”
Parcerias
Também participaram do Circuito instituições parceiras, como a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) da Holanda, um dos financiadores da Estratégia PCI, e o Earth Innovation Institute que apoiou a execução do encontro no Araguaia.
Neste mês em Juruena, na região noroeste de Mato Grosso, foi lançado o primeiro pacto regional da PCI, com o apoio do IDH. O pacto uniu os municípios de Juruena e Cotriguaçu em torno do desenvolvimento de metas locais da PCI, com a adesão de Juruena ao PMS.
Para Guilherme Justo, do IDH “é essencial que os municípios participem ativamente da implementação da estratégia porque é nas cidades que as coisas acontecem.” Oswaldo Carvalho do Earth Inovation, o Circuito vai levar ao conhecimento das pessoas não só a PCI, mas as soluções e oportunidades sendo construídas.
“O Circuito PMS é uma demonstração de como as iniciativas e políticas do Estado nesta gestão estão integradas de forma a promover a qualidade de vida das pessoas que estão na ponta e de estimular o desenvolvimento de Mato Grosso”, finalizou o coordenador geral da Estratégia PCI, Jean Campos.
Assessoria | GDR
Seja o primeiro a comentar sobre "Circuito leva a Estratégia PCI a municípios do Araguaia"