Em Brasília, prefeito Gustavo Melo se reúne com ministro de Minas e Energia

Gestor busca saída para ampliar o sistema de abastecimento elétrico em Alto Araguaia, que opera em sua capacidade máxima

O prefeito do município de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), se reuniu na tarde desta terça-feira (6), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O gestor integrou uma comitiva com o senador Jayme Campos (DEM), CEO da Euca Energy, o ex-senador Gilberto Goellner e o empresário Janderson Botelho Fonseca, proprietário da empresa SETER, serviços de engenharia elétrica. O assunto da agenda foi fazer gestão e apresentar o projeto de ampliação do sistema de abastecimento elétrico da subestação de Couto Magalhães.

A preocupação do prefeito em apresentar o projeto de expansão ao ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e ao secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Hélvio Neves Guerra, é preparar o município para receber os empreendimentos empresariais previstos nos próximos anos.

As tratativas do encontro articulado pelo senador Jayme Campos centraram-se na necessidade, urgente, do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, promover investimento no rebaixamento de rede e ampliação da subestação de Couto Magalhães, saindo dos atuais de 132 kV para 230 kV.

Atualmente o sistema de abastecimento em Alto Araguaia atende também os municípios de Alto Taquari, Alto Garças, Ponte Branca e Araguainha, em Mato Grosso, e Santa Rita do Araguaia, em Goiás. Para esses seis municípios são disponibilizados 9,5 megawatts. A necessidade de aumento na oferta energética é urgente, já que o sistema trabalha em sua capacidade máxima, o que tem afetado a qualidade no abastecimento de energia nos municípios.

 Outra demanda apresentada ao ministro foi a necessidade da retomada de projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) no Rio Ariranha e Taquari no município de Alto Araguaia. Em operação, as PCH’s possibilitarão incremento energético de 117 megawatts e 52 megawatts, respectivamente. A pauta é de interesse regional e importante para o País devido a necessidade de investimento no setor energético.

O ministro disse que resposta sobre as proposituras discutidas no encontro será apresentada nos próximos dias. “Vamos estudar as demandas com muito carinho. Seremos os mais ágeis possíveis em dar uma resposta”, disse o ministro.

O prefeito Gustavo Melo saiu satisfeito do encontro e agradeceu o senador Jayme Campos por articular a agenda com o ministro Minas e Energia, Bento Albuquerque.

“Alto Araguaia está muito próximo de galgar um grande desenvolvimento. A subestação de Couto Magalhães trabalha no limite para abastecer Alto Araguaia e outros municípios da região. Precisamos da ampliação. Vamos aguardar com muito entusiasmo a resposta do Ministério de Minas e Energia. Fico muito feliz em ter apresentado essa demanda que é uma pauta regional. Agradeço, mais uma vez, o senador Jayme Campos. É necessário pensar no futuro da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

O senador Jayme Campos elogiou a iniciativa do prefeito Gustavo Melo. “A visita que fizemos ao ministro Beto Albuquerque com o prefeito Gustavo Melo e ex-senador Gilberto Goellner foi no sentido de sensibilizá-lo sobre a importância do projeto para Alto Araguaia, para região e para o Brasil. Agora é aguardar a resposta do Ministério de como será construída essa usina de 230kV. Estamos sempre a disposição e as portas do meu gabinete estão sempre abertas”, finalizou o senador.

 MAIS DA AGENDA – Além de agenda com o ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, e com o senador Jayme Campos, o prefeito Gustavo Melo aproveitou a estadia em Brasília nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7) para visitar deputados da Bancada Federal de Mato Grosso. Na Câmara dos Deputados conversou com Juarez Costa, Nelson Barburdo, Dr. Leonardo, Neri Geller e Emanuelzinho.

Marcos Cardial Assessoria Executiva de Comunicação – ASSECOM/AIA

Seja o primeiro a comentar sobre "Em Brasília, prefeito Gustavo Melo se reúne com ministro de Minas e Energia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*