Em videoconferência com prefeitos de Goiás na tarde desta última segunda-feira, 8 de junho, parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional, ouviram propostas para as eleições municipais previstas para outubro e incertas em razão da pandemia do novo coronavírus. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro virtual, em parceria com a Federação e a Associação Goiana de Municípios (FGM e AGM).
Em consenso, os gestores municipais defenderam junto à bancada a unificação do pleito para 2022 ou então a manutenção em outubro. O entendimento é de que adiar para novembro ou dezembro não diminuiria os riscos de saúde pública e causaria dificuldades para o encerramento das gestões. “O que não podemos é ficar no escuro, sem saber o que vai acontecer. Isso precisa ser resolvido o mais rápido possível”, ponderou o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende. O presidente da FGM, José Cunha, também conduziu a reunião.
O prefeito de Aragarças, José Elias foi muito elogiado em sua fala pelos participantes ao comentar que em meio a essa pandemia não haverá clima para uma salutar disputa eleitoral e defendeu o adiamento das eleições.
Segundo a líder da bancada de Goiás na Câmara, a deputada federal Flávia Moraes (PDT-GO), os pontos serão levados para avaliação de todos os parlamentares. O intuito é ter uma decisão por bancada. “Um ponto que parece consenso é que precisa ser decidido logo. A outra questão unânime para os prefeitos é de não adiamento das eleições, que seria de levar para novembro ou dezembro. O que, no entanto, é uma corrente forte no Congresso”, listou. Quanto à unificação em 2022, com prorrogação dos atuais mandatos, a deputada explicou que dificilmente haverá encaminhamento de bancada, diante das divergências sobre o tema.
Da Assessoria
Seja o primeiro a comentar sobre "Bancada de Goiás alinha propostas para eleições com prefeitos e CNM"