PROJETO “MÁSCARA SALVA”

Foto: Reprodução/Ilustração

A solidariedade salva vidas!

  • Da Assessoria 

O Rotary Club de Barra do Garças doou tecido e aviamentos no valor de R$ 1.871,87 ao Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Xavante, material suficiente para a confecção de mil máscaras as quais serão distribuídas aos indígenas da Etnia Xavante que necessitam se deslocar para as cidades mais próximas às suas aldeias e não possuem máscaras e nem recursos financeiros para adquiri-las, visando sua proteção contra o COVID -19.

Como se sabe, as populações indígenas são mais vulneráveis à contaminação pela COVID-19, tanto pelo seu estilo de vida e o culto às tradições dos seus antepassados, quanto pela dificuldade de acesso ao atendimento e preservação da saúde nas aldeias. Na sua grande maioria, possuem pouco, ou nenhum recurso financeiro para se protegerem da contaminação pelo vírus.

Serão contemplados 6 polos bases: São Marcos, Água Boa, Campinápolis, Sangradouro, Paranatinga e Marãiwatsédé, que abrigam 22.306 irmãos indígenas espalhados em 10 tribos.

Diante desse quadro, além de outras ações, o Distrito Sanitário Especial Indígena – Xavante – DSEI está fazendo barreiras sanitárias e entregando gratuitamente máscaras para cada indígena que necessite sair das aldeias e solicitou ao Rotary Club de Barra do Garças o apoio financeiro para a aquisição do material para a confecção das máscaras.

Além do Rotary, integram o projeto o DSEI XAVANTE e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, responsáveis respectivamente pela análise das pessoas contempladas e a organização e mobilização de voluntários para a produção das máscaras.

Necessário dizer que os recursos financeiros para este projeto são oriundos de uma doação feita pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Juizado Especial de Barra do Garças), e estavam destinados a outro projeto (Semana da Arrumação) que este ano infelizmente não será realizado em função da pandemia. A diretoria do Rotary entendeu que seria oportuno sua aplicação no projeto “Máscara que Salva”, por sua importância em face da gravidade da pandemia.

Seja o primeiro a comentar sobre "PROJETO “MÁSCARA SALVA”"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*