Obras de drenagem no contorno de Barra do Garças, na BR-070, terminam no fim do ano.De acordo com o DNIT, conclusão do trecho de Barra do Garças, na região do Jardim Nova Barra, vai desafogar trânsito urbano; Já em Aragarças (GO), as obras reiniciaram após a liberação de licença ambiental.
Andrezza Dias/Semana7
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando com as obras de construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá), na BR-070. Atualmente, os serviços se concentram na drenagem urbana e diversas frentes de trabalho como escavações e implantação de bueiros e galerias para escoamento das águas pluviais na região do bairro Jardim Nova Barra.
Com o objetivo de retirar o tráfego intenso de veículos pesados do perímetro urbano de Barra do Garças e região, o projeto passou por revisão e melhorias na execução de drenagem. A readequação foi necessária devido ao crescimento do município e a construção de loteamentos no entorno da obra.
Seguindo o cronograma, a conclusão dos serviços de drenagem estão previstos para serem finalizados até o fim do ano neste trecho do contorno.
Segundo o Dnit, as equipes executam os serviços de drenagem na Presidente Vargas, entre o cruzamento da Av. Duque de Caxias e o desague no rio Córrego Fundo. Além disso, intervenções estão sendo feitas na Av. Duque de Caxias, entre o cruzamento da Av. Amazonas até a Ponte do rio Garças, contemplando, também, a Av. Ezequiel de Carvalho e a Av. Perimetral.
Já a terraplanagem e a pavimentação deste traçado em Barra do Garças tem programa para finalização em 2021. O Dnit investe R$ 17 milhões nessa etapa. Serão 4,5 quilômetros de rede para o escoamento das águas pluviais e os recursos estão garantidos no orçamento da União para o ano de 2020.
O anel viário será uma importante via de escoamento da produção agropecuária do Leste mato-grossense, interligando as rodovias federais BR-070, BR-158 e a rodovia estadual MT-100, na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e 6 quilômetros em Goiás.
O trecho goiano
Na última sexta-feira (17) o prefeito José Elias (Podemos) e sua equipe de governo receberam o deputado Federal, José Nelto (Podemos) e o Superintendente do DNIT/GO, Volnei Vieira com a finalidade de vistoriar as obras do contorno viário em Aragarças.
De acordo com o superintendente Regional Volnei, a maior dificuldade para o andamento do empreendimento foi obter a licença ambiental necessária para explorar as jazidas de cascalho. A liberação da licença foi articulada pelo deputado Nelto que se tornou uma espécie de padrinho da causa, desta forma, permitindo o reinício das obras do anel viário no trecho goiano.
Com a liberação da licença ambiental e os recursos do Governo Federal via-Ministério dos Transportes, o investimento orçado em R$ 22 milhões ganha um novo ritmo. No momento, as máquinas estão trabalhando na limpeza das margens da rodovia BR 158 para fazer o acostamento. Posteriormente os serviços devem avançar para os municípios de Bom Jardim e Jataí.
Ainda segundo Volnei, além do benefício de melhorar a mobilidade urbana de Aragarças, há um projeto para a BR 158 semelhante ao que está sendo realizado na BR 070, que compreende acostamento nos dois lados da pista, trabalhos de drenagem urbana na travessia da cidade e duplicação no perímetro da BR 070. Estes serviços possuem um anteprojeto e, de acordo com a programação, serão iniciados após a conclusão do contorno.
Projeto de Reflorestamento
Como compensação pela retirada da área vegetal durante a obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, está em fase de elaboração um projeto de reflorestamento em parte degradada do Parque Estadual Serra Azul. Este projeto de plantio compensatório deve atender a áreas em estado de regeneração natural do parque, indicadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Em desenvolvimento pela Superintendência de Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Sema, para o reflorestamento, há a disponibilidade de locais onde a vegetação nativa foi convertida em pastagens, na época em que eram propriedades rurais com manejo de gado. Essas áreas foram desocupadas e indenizadas quando houve a implantação do parque. Já os locais de onde foi retirado material mineral durante uma manutenção recente da estrada de acesso ao “Mirante do Cristo” também estão no projeto.
O Projeto de Plantio Compensatório e de Recomposição Florestal é parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, uma das demandas atendidas pelo serviço de Gestão Ambiental da obra. A previsão é de que até o final de 2021 as mudas nativas da região comecem a ser plantadas nas áreas determinadas.
O Parque da Serra Azul possui 11 mil hectares, se estendendo entre os municípios de Barra do Garças e Araguaiana.
(Com informações da assessoria)
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