Ex-prefeito de Barra do Garças morre em decorrência do Covid

Mais um personagem ilustre de Barra do Garças morre em decorrência do novo coronavírus. O ex-prefeito, ex-vereador e ex-servidor da prefeitura Jonir de Oliveira Souza, de 80 anos de idade. Ele estava internado há dezessete dias no Hospital MedBarra quando surgiram os primeiros sintomas da enfermidade. O ex-prefeito entra para estatística, infelizmente, como a 41ª vítima do coronavírus.

Os médicos informaram que Jonir lutou bravamente durante esse período para vencer ao vírus, mas infelizmente acabou sendo derrotado e faleceu por volta das 21 horas do último dia (17/7). A única comorbidade, segundo a família, que ele tinha era diabetes, porém estava controlada.

Jonir atuou também como empresário e contador especialista em orçamento público. Foi um dos vereadores mais votados da história de Barra do Garças e chegou à condição de presidente da Câmara Municipal.

Por duas oportunidades foi prefeito de Barra do Garças a primeira nomeada pelo presidente da República Emílio Garrastazu Médici, tendo sido empossado pelo ministro da Justiça Alfredo Buzaid no cargo de prefeito durante regime militar.

Ele é filho de Joaquim Mendes de Souza Guardiato, ex-vereador, pioneiro e garimpeiro na cidade de Barra do Garças. Jonir iniciou sua carreira pública como contador da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo exercido no decorrer da vida pública diversos cargos, tais quais promotor de justiça, secretário municipal de Administração, secretário da Fazenda, secretário de Finanças, chefe da 3ª Ciretran (Detran MT) e diretor administrativo e financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT).

Se projetou politicamente em 1969, quando foi nomeado interventor federal (chefe do poder executivo) pelo então presidente da República, assumindo a prefeitura pela primeira vez. Em 1977 foi eleito vereador, posteriormente vindo a ser Presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura de Barra do Garças pela segunda vez, em virtude da falta de um vice-prefeito, e por ocasião da saída do então prefeito Wilmar Peres de Farias, que foi eleito vice-governador do Estado, na chapa do governador Júlio Campos em 1981, Jonir de Oliveira então como presidente da Câmara, foi responsável pelo término do mandato. Em 1983, assumiu o poder executivo pela terceira vez.

Jonir se aposentou do funcionalismo público e da iniciativa privada nos anos 90, mas nunca se ausentou da vida política. Atualmente retornou às suas atividades particulares e atua nos bastidores políticos de Barra do Garças, tendo exercido por último o cargo de secretário municipal de Administração e Planejamento (2009-2012). Jonir deixa esposa e três filhos.

(Araguaia Notícia)

Seja o primeiro a comentar sobre "Ex-prefeito de Barra do Garças morre em decorrência do Covid"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*