Hospital MedBarra passa por mudanças para separar a entrada de pacientes com Covid e sem a doença

Fotos: Edevílson Arneiro (SECOM-BG)

Da Assessoria

Por conta da pandemia da Covid-19 e para garantir o atendimento aos seus pacientes, o Hospital MedBarra providenciou diversas alterações no fluxo de atendimento do hospital. Pessoas com outras manifestações clínicas serão direcionadas a uma estrutura específica, organizada na recepção principal do hospital, que irá dispor de suporte necessário para atender urgências e emergências. Com essa mudança a ala do pronto atendimento do Hospital, por exemplo, passou a ser utilizada exclusivamente para dar entrada a pacientes com suspeita da Covid-19, com leitos exclusivos para internação.

Com isso o plantão de obstetrícia está com atendimento normal, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um acolhimento feito separadamente dos casos de sinais e sintomas gripais.

Com a volta da realização de cirurgias em geral, os pacientes com a Covid continuarão com atendimento distinto daquelas que não estão com doença, o que garante segurança para todos.

Para este retorno, os cuidados foram redobrados e as orientações da Organização Mundial de Saúde estão sendo seguidas. “Estamos retomando a normalidade e, por isso, o retorno das cirurgias em geral já é possível. O hospital continua com atendimento completamente diferenciado para pacientes covid e não-covid, o que chamamos de duplo fluxo. São áreas e funcionários distintos para os atendimentos”, explicou o diretor técnico administrativo, Dr. Antônio Bueno.

De acordo com o diretor do hospital MedBarra, mesmo com toda dificuldade que o mundo está enfrentando, o hospital está pronto para oferecer um atendimento seguro a outros tratamentos durante a pandemia do novo Coronavírus.

“O mundo todo está trabalhando com ações contingenciais para melhorar o atendimento nos hospitais, sem colocar em risco outros pacientes que necessitam de outros tratamentos. A diretoria do MedBarra vem acompanhando essas ações e seguindo as orientações dos órgãos reguladores como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). Para evitar o contato dos pacientes normais aos pacientes com Covid, fizemos uma adequação do espaço físico, onde destinamos uma ala exclusiva para esses atendimentos. Assim, estamos utilizando duas portas de entradas para separar pacientes com sintomas de quadros gripais dos casos comuns de atendimento. Nós sabemos que a transmissão das síndromes gripais não é diferente da nova gripe (Covid-19). É uma transmissão que acontece por meio de gotículas de saliva e que pode ser feita na aproximação de pessoas. Quando alguém tosse ou espirra pode contaminar a pessoa que está ao lado e o ambiente, pois as gotículas caem sobre as superfícies. Essa medida de duplo fluxo no atendimento do hospital irá separar e proteger, sobretudo, o público que não tem sintoma de síndrome gripal e que procura atendimento para outros problemas como, por exemplo, ortopédico ou neurológico, pois ele não fica exposto ao risco de contato com pessoas que estão com sintomas de síndrome gripal. As ações são necessárias para que, com zelo e cuidado, mantenhamos a segurança de todos: pacientes e familiares, médicos e colaboradores. ”, explicou o médico

Seja o primeiro a comentar sobre "Hospital MedBarra passa por mudanças para separar a entrada de pacientes com Covid e sem a doença"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*