Parque da Serra Azul inicia planejamento para prevenção contra incêndios

Foto: Reprodução/Ilustração

Levantamento de áreas de risco e setorização ambiental

Por: JPGomez/Gerência do Parque Serra Azul

A Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul (506 km da capital), deu início ao planejamento anual com prévia à prevenção contra incêndios florestais no Parque.

Esta medida consta no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) e neste cronograma já está previsto para o mês de janeiro/fevereiro o levantamento das áreas de risco, considerando o histórico de dados de focos de calor nos anos anteriores, o acúmulo de vegetação, acesso do público e visitantes, área rural e urbana, apoio da comunidade (presença e vigilância dos moradores), dentre outros, bem como uma setorização das áreas (bairros, encostas e áreas rurais).

“A Gerência do Parque trabalha no sentido de alcançar êxito como na temporada passada, na qual foi uma das únicas Unidades de Conservação do estado sem incêndios, pois os focos de calor ocorridos no entorno (APA Pé da Serra Azul) foram agilmente combatidos e extintos pela Brigada do Parque, Corpo de Bombeiros (1ª CIBM) e Brigada Prevqueimadas.

Tendo no sistema de vigilância por câmeras e por drone um grande aliado, além do trabalho conjunto com as instituições (CBMMT, FAB. EB, PMMT, MPMT e Prefeitura Municipal) e o apoio da população sobretudo pela atitude positiva de não uso do fogo e pelas denúncias” declara a Gerente Cristiane Schnepfleitner.

O planejamento operacional ficou sob responsabilidade do Coordenador Operacional do Parque, Sargento Gomes do CBMMT, o qual pretende repetir algumas ações e idealizar novos modelos de monitoramento e fiscalização setorizando toda a APA (Área de Proteção Ambiental) Pé da Serra Azul e tendo novamente, a população que vive nas encostas, como o apoio direto.

A gerência trabalha também na obtenção de novos equipamentos para combate a incêndio, dentre eles, a aquisição de um CONJUNTO DE COMBATE PARA PICK-UP RÍGIDO pela SEMA-MT, o qual é primordial considerando o relevo do Parque e APA.

Na temporada passada ocorreram quatro focos de risco, sendo um causado por incidente com máquina agrícola e os demais criminosos, sendo que um incendiário foi detido e outro identificado.

A meta também para a próxima temporada é buscar o apoio dos proprietários rurais, com a disponibilização de lista com os equipamentos para combate a incêndio e treinamento, ação esta conjunta com o Corpo de Bombeiros.

A gerência reitera o agradecimento às instituições e à população pelo apoio, destacando que em vários bairros próximo à Serra Azul já foram instaladas câmeras de segurança voluntariamente e que auxiliam na verificação cotidiana e na obrigatória responsabilização dos infratores no caso de crimes ambientais

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Parque da Serra Azul inicia planejamento para prevenção contra incêndios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*