Com o objetivo de ampliar a acessibilidade do serviços públicos de saúde, o deputado federal José Medeiros (Podemos) apresentou um projeto de lei (PL 638/21) obrigando o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizar equipamentos, leitos hospitalares e instalações adequados a pacientes com massa corporal igual ou superior a 30 kg/m².
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei Orgânica da Saúde, incluindo entre os objetivos do SUS a atenção à saúde de pacientes com obesidade. A finalidade da proposta, segundo o deputado, é garantir o bem-estar do paciente e a facilidade de exame pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento.
“A ideia central é a melhoria da estrutura física das unidades de saúde para um atendimento mais customizado, mais voltado para amenizar as diferenças e, assim, auxiliar no atendimento mais equitativo e humanizado”, afirma José Medeiros.
O parlamentar cita dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), mostrando que a obesidade aumentou 67,8% no Brasil em 12 anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. “O Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade já apresentam um quadro de obesidade, percentual que atinge 7% dos adolescentes entre os 12 a 17 anos”, complementa.
Para Medeiros, hoje o acesso aos serviços de saúde pela população com obesidade pode enfrentar alguns obstáculos: “Os equipamentos, instalações e leitos hospitalares para internação são dimensionados e construídos de tal forma que não atendem pacientes com obesidade. No atendimento aos obesos, há a dificuldade de atenção adequada ao paciente devido a problemas de movimentação, mudanças posturais e posicionamento correto para a realização do exame clínico ou de diagnóstico complementar. Recebo várias reclamações e não podemos admitir que tipo de coisa aconteça”, lembra o deputado federal.
(Com Agência Câmara)
Seja o primeiro a comentar sobre "Medeiros apresenta projeto para adequar serviços dos SUS a pacientes com obesidade"