Gestão do prefeito Dr. Adilson completa 100 dias de muito trabalho voltado ao desenvolvimento de Barra do Garças

Por: Neiriane Santos- Secom/BG

 Em pouco mais de 100 dias de gestão, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves juntamente com sua equipe de secretários tem executado diversas ações na área da saúde, turismo, lazer, infraestrutura e cidadania, sempre focados no bem estar da população e no desenvolvimento econômico de Barra do Garças.

Neste momento difícil de pandemia, uma das prioridades do poder executivo tem sido a saúde. Pensando sempre em proteger a vida dos cidadãos barragarcenses, em janeiro a prefeitura acompanhou de perto as demandas das unidades de saúde, incluindo o Pronto Socorro Municipal.

Neste mês, o prefeito Dr. Adilson se reuniu com o governador Mauro Mendes no Palácio dos Paiaguás, em Cuiabá, e com o apoio dos vereadores da Câmara de Barra do Garças garantiu a reforma do hospital municipal.

Esta é uma grande conquista da atual gestão e cerca de  R$ 4 milhões devem ser investidos nas obras estruturais do PSM, o prefeito acredita que o projeto não deverá sofrer com muitas adequações e logo seguirá para a licitação, beneficiando não só a população do município como os moradores de cidades vizinhas que também recebem atendimentos médicos aqui.

Também participaram da articulação deste projeto de reforma os deputados estaduais Max Russi (PSB) e Nininho (PSD) e o deputado federal Carlos Bezerra (MDB).

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o prefeito Dr. Adilson tem trabalhado incessantemente para conter o avanço do vírus e evitar o colapso no sistema de saúde do município e garantir a toda a população acesso ao tratamento adequado. O prefeito, juntamente com o procurador geral do município, Herbert Penze editou diversos decretos, na intenção de conter as aglomerações e reduzir o número de casos ativos e de óbitos em decorrência de complicações do vírus, sempre considerando as atividades dos comerciantes de Barra do Garças.

No mês de janeiro a Secretaria de Saúde, administrada pelo secretário Adilson Tavares, deu início a campanha de imunização contra Covid-19 primeiramente com os profissionais da linha de frente e agora segue com a vacinação dos idosos e dos trabalhadores da saúde.

Nestes três primeiros meses de gestão a prefeitura foi atrás de parcerias e conseguiu com a ajuda do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro a construção de tendas no estacionamento da UPA 24 horas para abrigar leitos extras para pacientes da Covid. Além disso, o prefeito incluiu o município no consórcio para compra direta de vacinas com a intenção de acelerar o processo de imunização contra o novo Coronavírus.

A prefeitura também reforçou a fiscalização através de diversas instituições de Segurança Pública para dispersar aglomerações na cidade e garantir o cumprimento dos decretos.

Para atender os bairros, comunidades e distritos do município, foi lançado em fevereiro o ‘Programa Barra Cidadã’ que disponibiliza atendimentos nas áreas da educação, saúde, esporte, assistência social, direitos humanos e cidadania.

Em parceria com a Câmara Municipal, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, a prefeitura também lançou o ‘Programa Barra Solidária’ que visa oferecer apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia, através de doação de alimentos.

As obras de cidadania também tiveram destaque nesse início de gestão, a Secretaria Educação, distribuiu cerca de 4 mil kits de complementação a merenda escolar, para suprir as refeições feitas nas escolas municipais que estão com as atividades suspensas, em razão do da pandemia. O secretário de Educação Prof. Sivirino também visitou as escolas nas aldeias indígenas de São Marcos, com o intuito de conhecer e entender a realidade de professores e alunos e ouvir as demandas do povo Xavante.

A Secretaria de Assistência Social, também atuou para atender as população mais vulnerável do município, prestando atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua. A pasta também tem trabalhado para reinserir esses cidadãos ao convívio em sociedade e ao mercado de trabalho.

A secretária e primeira dama, Leila Batista, também esteve presente em diversas comunidades, bairros, distritos e assentamentos fazendo distribuição de cestas básicas e ouvindo as necessidades da população mais vulnerável.

Pensando sempre na qualidade de vida do povo barragarcense, a prefeitura tem realizado diversas ações de revitalização de praças, canteiros e dos cemitérios municipais. As Secretarias, Urbanização e Paisagismo, de Obras e de Transportes, através dos secretários Rodrigo Ragiotto, Júlio César e Marcus Coelho têm trabalhado em parceria na limpeza de diversas ruas e bueiros em diferentes bairros da cidade.

Em janeiro os secretários de Esportes, José Carlos Salamoni e o secretário de Obras, Júlio César, visitaram o Estádio Zeca juntamente com uma equipe técnica para dar início ao projeto de revitalização do espaço, um local de suma importância para o esporte barragarcense e que nunca passou por uma reforma significativa.

Em fevereiro, o prefeito Dr. Adilson juntamente com sua equipe de secretários, o chefe de Gabinete, Ubaldino Rezende e o engenheiro Getônio Dias, estiveram visitando o Parque Municipal das Águas Quentes para fazer a avaliação da ampla reforma que o ambiente necessita antes de poder reabrir as portas à população e aos turistas.

Mais uma das conquistas dessa gestão é o acordo de cerca de R$12 milhões para a reconstrução da malha asfáltica de Barra do Garças. Esse projeto é uma parceria entre o deputado estadual Nininho (PSD), o deputado federal Neri Geller (PP) e o senador Carlos Fávaro (PSD).

A prefeitura através da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras, coordenada pelo secretário Júlio Cesar, tem trabalhado incessantemente para retomar obras que estão paralisadas. Com o fim do período chuvoso o projeto da Orla Beira Rio e da duplicação da estrada na Serra do Roncador em Vale dos Sonhos, devem passar por readequações para realinhamento financeiro, por conta da alta nos preços dos materiais durante a pandemia e logo essas obras devem ser reiniciadas.

Nesses 100 dias a Secretaria entregou à população a reforma da Escola Elizabeth Sanchez no bairro Santo Antônio e a recuperação das  pontes sob os córregos do Peixinho e Fogaça, além de atuar em parceria com a Secretaria de Transportes e o secretário Marcus Coelho,  para a recuperação das estradas vicinais de Barra do Garças.

Em março, a secretário de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, José Bispo, esteve no Sítio Laginha do produtor Luizinho do Mel, que tem uma produção diversificada, como apicultura, criação de peixes, aves, gado de leite, plantação de pequi e outras frutíferas, sendo uma referência para a implantação do Projeto de Pequenas Propriedades com Produção Diversificada no município. A Secretaria também esteve na Feira Coberta realizando trabalho de orientação e prevenção ao Coronavírus aos feirantes e consumidores.

A Secretaria de Indústria e Comércio, também coordenada pelo secretário José Bispo, realizou uma ação para a entrega de certificados para comerciantes e trabalhadores do ramo alimentício, que foram inspecionados pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Além disso, a pasta também participou da inauguração e implantação do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Mato Grosso (CORE-MT), em Barra do Garças, órgão responsável por ser um grande gerador de ISSQN.

Pensando na situação financeira dos contribuintes que estão sendo afetados pela pandemia, o secretário de Finanças, Fábio Tadeu,  prorrogou os pagamentos do ISSQN e dos alvarás de licenças e deu descontos de até 50% no pagamento da parcela única do IPTU e 35% em parcelamentos em até 5 vezes.

O prefeito Dr. Adilson e o secretário João Júnior, através da Secretaria de Administração renovou o convênio com o Centro de Integração empresa-escola (CIEE), para ampliar as vagas de estágios para estudantes do município. Agora, além dos acadêmicos do ensino superior, alunos do ensino médio também poderão estagiar na administração pública.

Além disso, o prefeito também reajustou o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, profissionais fundamentais na manutenção da saúde e na contenção da Covid-19 em Barra do Garças.

A Secretaria de Cultura, administrada pelo secretário Alessandro Matos, tem trabalhado para dar máximo apoio aos artistas afetados pela pandemia e abrir espaço para que possam continuar trabalhando mesmo nesse período. O centro Cultural Valdon Varjão tem sido palco de diversas ações como, a oficina de Dança do Ventre, as exposições artísticas “Conhecer para Preservar” e “A Arte da Reciclagem”, do Instituto Armando Luvison e a intervenção artística de grafitti na entrada do Centro Cultural.

Neste mês de abril o secretário de Planejamento,  Cleber Fabiano,   entregou títulos de regularização fundiária para garantir um direito previsto no Código Civil  para aqueles moradores que já tinham posse de seus imóveis em Barra do Garças. Outra ação importante feita neste mês é o lançamento do cronograma do projeto de elaboração do novo Plano Diretor do Município, o objetivo desse planejamento é propor ações e diretrizes para nortear o poder público a fim de promover o desenvolvimento de áreas rurais e urbanas.

A gestão do Dr. Adilson também tem voltado seus olhos para a questão do Turismo e do Meio Ambiente. O secretário Clerismar Ferreira tem realizado diversas ações para a preservação e valorização da nossa fauna e flora presentes na nossa região.

O Parque da Serra Azul é um dos principais atrativos turísticos de Barra do Garças e nesse período a prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente também realizaram ações para a prevenção de incêndios florestais, com o intuito de proteger e preservar a área.

Além disso, a secretária de Turismo, Jessika Hirata, também fez visitas técnicas para avaliar as condições das trilhas que dão acesso a Cachoeira do Pé da Serra, para garantir aos visitantes uma experiência mais segura e agradável.

Nesses 100 primeiros dias, todo o trabalho do prefeito Dr. Adilson e sua equipe foram feitos para garantir o melhor para a população e cumprir com as propostas de campanha. A prefeitura trabalhou para atender as demandas dos distritos, comunidades e a população da zona rural e os bairros que antes eram esquecidos e negligenciados.

A prefeitura reforça o compromisso com o povo barragarcense e reafirma que trabalhará ainda mais, porque ainda há muito a ser feito.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Gestão do prefeito Dr. Adilson completa 100 dias de muito trabalho voltado ao desenvolvimento de Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*