Campanha destaca Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Por ASSESSORIA / MPMT

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Ministério  Público do Estado de Mato Grosso divulgará até sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, postagens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU) relacionados à conservação ambiental.

A promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, coordenadora do CAO Meio Ambiente Natural, destaca que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

“Compõem esta ampla e universal agenda política 17 ambiciosos objetivos interconectados com 169 metas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os ODS fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, explicou a promotora de Justiça.

AGENDA 2030 – Adotada em setembro de 2015 por 193 Estados-Membros da ONU, incluindo o Brasil, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa puderam contribuir. 

Sua implementação teve início em janeiro de 2016, envolvendo governos, parlamentos, o sistema das Nações Unidas e outras instituições internacionais, autoridades locais, povos indígenas, sociedade civil, os negócios e o setor privado, as comunidades científica e acadêmica e toda a população mundial. 

Dentre outros itens, a Agenda 2030 assinala o compromisso de proteger o planeta da degradação, por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e de medidas urgentes para combater a mudança do clima. Os objetivos e metas instituídos buscam o desenvolvimento sustentável, incluindo crescimento econômico inclusivo e sustentado, desenvolvimento social, proteção ambiental e erradicação da pobreza e da fome, num mundo em que o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia são sensíveis ao clima, respeitem a biodiversidade e são robustos. Um mundo em que a humanidade viva em harmonia com a natureza e em que animais selvagens e outras espécies vivas estejam protegidos. 

INTEGRAÇÃO – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas são integrados, indivisíveis e universais. Contudo, mesmo que as metas sejam definidas mundialmente, cada governo deve definir suas próprias metas nacionais, guiados pelo nível global de ambição, mas levando em conta as circunstâncias locais. Cada governo também deve decidir como essas metas ideais e globais devem ser incorporadas aos processos, nas políticas e estratégias nacionais de planejamento. Do mesmo modo, os poderes públicos estaduais e municipais devem incorporar os ODS em sua atuação. O Ministério Público Estadual é ator imprescindível nessa tarefa.

No decorrer da Semana Nacional do Meio Ambiente serão apresentados os Objetivos relacionados  com a preservação da natureza. Acompanhe as postagens do MPMT.

Seja o primeiro a comentar sobre "Campanha destaca Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*