Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Barra do Garças alertam população sobre aumento de afogamentos nos rios

Somente neste ano a cidade já registra 6 mortes por afogamento, quase metade das 14 mortes registradas na Regional IV, que vai até a cidade de Vila Rica

Secom/BG

Recentemente, o Corpo de Bombeiros Militar de Barra do Garças registrou mais um caso de afogamento no município. Dessa vez, com um jovem de apenas 25 anos. Só nos primeiros sete meses deste ano, já ocorreu o mesmo número de mortos referentes ao ano todo de 2020, seis óbitos.

A maioria das ocorrências de afogamento resultam em óbito e as vítimas em alguns casos ficam irreconhecíveis. A causa mais frequente desses incidentes é a combinação da bebida alcoólica com as fortes correntezas dos rios Garças e Araguaia.

As orientações padrões do Corpo de Bombeiros Militar para evitar afogamentos é utilizar coletes em passeios de barco, jetski e/ou caiaques, andar somente com pessoas habilitadas e autorizadas, não deixar crianças sozinhas perto da água e obedecer a sinalização nos rios e nas praias.

Mas segundo a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar do Comando Regional IV de Barra do Garças o ideal é que a população evite frequentar as praias. Por conta da pandemia a ida e a permanência nesses locais públicos, que podem gerar aglomeração, estão proibidas de acordo com o Decreto nº 4.643.

A Secretaria de Meio Ambiente, a pedido da Defesa Civil, instalou placas de aviso da interdição dessas praias por tempo indeterminado devido a pandemia da Covid-19. E as equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos colocaram placas informando o risco de afogamento nessas áreas.

O Corpo de Bombeiros reforça os pedidos da Prefeitura Municipal para que a população respeite o decreto municipal e não frequente as praias. É essencial que todos sigam as medidas de restrição da pandemia e em caso de realização de atividades esportivas ou de turismo, que estejam autorizadas, os participantes utilizem todos os equipamentos de segurança.

Em caso de afogamentos as equipes do Corpo de Bombeiros podem ser acionadas através do número 193.

Seja o primeiro a comentar sobre "Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Barra do Garças alertam população sobre aumento de afogamentos nos rios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*