Representante da Águas de Barra do Garças é sabatinado em sessão da Câmara Municipal

Também há a reclamação da população com relação ao atendimento demorado ou ineficiente

Deógenes Nogueira/Assessoria

Na última segunda-feira, 23 de Agosto, aconteceu a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças que contou com a presença do representante da empresa Água de Barra do Garças, André Bicca Machado, para tratar da questão de falta de água que vem assolando o município nos últimos dias.

O vereador Jairo Gehm (PRTB) questionou a empresa Água de Barra do Garças sobre o aumento de até 80% da taxa de esgoto. O cumprimento desta meta foi questionada pelo parlamentar também para o ministério público. O vereador seguiu elogiando os colaboradores e atendentes da empresa que vem atuando no gerenciamento da crise de falta de água instalada em alguns bairros da cidade.

O vereador Paulo Bento (PL) também parabenizou a coragem do representante da empresa de encarar um debate tão sensível como tem sido essa questão e destacou que vê necessidade de priorização dos investimentos da empresa para melhoria dos serviços prestados pela Águas de Barra do Garças.

Destacou ainda que a sociedade precisa ser cuidada com carinho, portanto configura uma ação viável fazer reservatório de água, se as bombas que estão em atividade não estão sendo o suficiente para a demanda. Além disso destacou o problema de circulação de água imprópria relatada por alguns munícipes.

O vereador Zé Gota (PSDB) ressaltou a riqueza de água que há em Barra do Garças, o que entra em contradição com os recorrentes problemas relacionados à falta de água em Barra do Garças. Questionou qual a previsão para solução do problema de falta de água em Barra do Garças, apesar das taxas elevadas que são cobradas pela empresa.

Já o vereador Jaime Rodrigues (MDB) questionou sobre os planejamentos da empresa, uma vez que a concessão foi realizada a cerca de 18 anos atrás e as reclamações não são recentes. Destacou que apesar dos problemas, as contas de água continuam vindo elevadas e que não adianta o investimento que foi anunciado se não houver resultado. Além disso, mencionou esgotos a céu aberto nas ruas de Barra do Garças e perguntou também sobre a capacidade do reservatório de água da empresa.

O vereador Dr. Neto (PSB) considera importante o planejamento e relaciona a falta dele ao problema de falta de água sem antecedentes. Finalizou sua fala questionando o representante se ele também considera que houve um erro de planejamento.

A questão levantada pelo vereador Jairo Marques (Republicano) foi sobre os buracos e desníveis resultantes dos serviços de Barra do Garças. O vereador Guinha (PSD) pediu elucidação sobre as conexões e os materiais utilizados para fazer as reparações, especialmente no tocante à qualidade do asfalto.

O parlamentar Ronair Nunes (PSDB), por sua vez, relatou perceber pouca divulgação dos canais de comunicação da empresa, em especial para a comunidade mais carente. Sugeriu que fosse atrelado à conta de água um informativo contendo contato da ouvidoria e algumas orientações, para o caso de precisarem contatar a empresa Águas de Barra do Garças.

O presidente da Câmara, Pedro Filho (PSD), agradeceu a presença de todos, em especial da presença da população pelo Youtube e Facebook, e frisou os problemas que acontecem em alguns bairros que já duram cerca de 20 anos. Os vereadores precisam dar um retorno para a população para os problemas relacionados à falta de água e por isso, precisam inquirir os responsáveis pela empresa que tem como função principal a distribuição de água para a cidade.

Também mencionou os motores bomba reserva para o caso de mau funcionamento do principal e retomou a questão dos desníveis causados pelos reparos ao asfalto realizados pela empresa.

Pedro Filho também mencionou questionário realizado para a população onde foi possível constatar que cerca de 54%, das 200 pessoas que responderam o questionário , relataram que há fornecimento de água em seus bairros, mas que falta com frequência. Além dessa pergunta, houve também com que frequência falta água, cerca de 35% das pessoas responderam de 2 a 3 vezes por semana.

Também há a reclamação da população com relação ao atendimento demorado ou ineficiente. O parlamentar finalizou seu discurso perguntando ao representante da empresa Água de Barra do Garças se ainda se haverá falta de água em 2022.

Seja o primeiro a comentar sobre "Representante da Águas de Barra do Garças é sabatinado em sessão da Câmara Municipal"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*