Representatividade

O tema é bem conhecido por prefeitos, vereadores, lideranças e, por incrível que pareça, até pelos eleitores, muito embora a maioria seja a chamada “massa de manobra nas mãos de políticos tidos como sagazes, que é a grande necessidade de escolha de representantes da região na Assembleia Legislativa.

Segundo analistas torna-se fundamental para os municípios do interior, ter políticos no Legislativo para atrair recursos públicos para a sua região.

No entendimento de um estudioso no assunto “os municípios sem representatividade na AL ficam sem voz perante a administração estadual”.

Todos nós sabemos que a função do deputado estadual, além de fiscalizar e legislar, é representar regiões e classes.
No presente caso a região do Araguaia de tornou pobre nesse sentido, muito embora em tempos idos tenha tido 4 legisladores como já abordamos aqui por algumas vezes e, vejam bem, não tínhamos o eleitorado de hoje, o que até poderia causar estranheza junto ao próprio eleitorado.

No presente caso se pode culpar o próprio eleitor e as muitas autoridades da região, dentre estas muitas lideranças, prefeitos e vereadores que são seduzidos por benesses diversas como vem ocorrendo nos últimos anos, aqui no Vale do Araguaia quando alguns prefeitos preferiram rezar na cartilha de determinados forasteiros, também de má índole.

“Aqui em Barra, ou na Grande Barra” temos alguns nomes à disposição. Há dois ou três com potencial ficando o restante como aproveitadores do momento como ocorrem em todos os escrutínios.

Torna-se importante, no presente momento que os atuais prefeito e vereadores em torno de um mesmo objetivo: eleger dois ou três deputados estaduais e 1 federal. Não é pedir muito pois temos potencial para tanto, bastando que para isto tenhamos a coerência necessária para tal fim.

Por outro lado é importante que o eleitor seja avisado que as atuais comunidades tenham em mente que ele seja consciente de sua responsabilidade como eleitor e como cidadão que ama a sua cidade onde ele tira o seu pão de cada dia.

Esperar que o candidato forasteiro que lhe dê o valor pretendido passa a ser muita pretensão e todos sabem disso por o candidato de fora só vai aparecer no próximo período eleitoral deixando todos nós chupando o dedo, ou seja, sem benefícios e sem as obras que poderiam advir se tivesses nossos próprios representantes.

Como é de conhecimento de todos o deputado estadual é responsável por apresentar projetos de lei e propor mudanças na Constituição Estadual, por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

O deputado também deve se posicionar sobre os projetos de lei encaminhados pelo governador do estado ou por determinados setores da sociedade.

Segundo a Constituição Federal, o deputado pode propor, emendar, alterar, revogar e revogar parcialmente as leis estaduais.

Ele vai representar a sociedade, mais especificamente os setores e regiões dos quais ele é porta-voz, servindo de intermédio com o governo e outros poderes, além de propor soluções aos problemas das regiões.

Outra função importante do deputado é fiscalizar o trabalho do governador por meio de comissões permanentes ou especiais, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), bem como receber denúncias, apurá-las e encaminhá-las para os órgãos competentes.

É por estes e outros motivos que precisamos nos aliar para que tenhamos nossos próprios defensores de nossas causas que estão sempre perdidas.

Que nossos eleitores fiquem atentos e fujam daqueles que só querem tirar uma lasca de benefícios e ficar contra a sua própria cidade, seu querido município.

Seja o primeiro a comentar sobre "Representatividade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*