Plante Saúde

Josefina Dorotéa Nunes

Bióloga – Enfermeira

Conselhos Úteis no Uso de Plantas Medicinais – 1

 Antes de usarmos uma planta medicinal ou fitoterápico é muito importante conhecer alguns cuidados que irão auxiliar em um maior benefício para seu organismo.

1º – Saber o diagnóstico (realizado por profissional de saúde) correto da doença antes de escolhermos a planta medicinal: muitas vezes não sabemos se aquela dor de cabeça que estamos sentindo é devido a uma má digestão, se é por causa de algum estresse, se é em razão da tensão pré-menstrual (TPM), ou devido à pressão alta. Somente um Profissional de Saúde poderá diagnosticar corretamente seu problema de saúde. Mesmo que sua vizinha, sogra, avó ou mãe entendam muito de chás, elas não possuem o conhecimento do organismo, nem dispõem de aparelhos adequados para fazer o diagnóstico.

2º – Saber identificar corretamente a planta medicinal: o nome científico é como se fosse o nome de batismo da planta. Por exemplo, meu nome científico é Josefina Dorotéa Nunes, e meu nome popular é Josi, Fifina e Jô. Para acessarmos informações acerca de uma determinada planta na Internet e livros é fundamental conhecermos o nome científico.

3º – Saber onde e quando coletar a planta medicinal: não podemos coletar próximos a lixo, fossa, esgoto e nem na beira da estrada. As plantas devem ser coletadas em hortas ou na mata, após o orvalho secar e no final da tarde, ou adquiridas em herbários e farmácias.

4º – Saber qual parte da planta a ser utilizada: folha, flor, casca, fruto, semente ou raiz: o princípio ativo (remédio) das plantas está sempre concentrado em alguma parte específica. Como exemplo nas ervas-cidreiras estão nas folhas, já a camomila e calêndula nas flores, a romã na casca do fruto, a canela na casca da árvore e a valeriana na raiz.

5º – Saber como preparar a planta corretamente (infusão, decocção, maceração, inalação, etc.): as formas de extrair o princípio ativo (remédio) das plantas é também fundamental. As folhas aromáticas (cheirosas) e flores devem ser por infusão (abafar). Já as cascas, caules, raízes e sementes dever ser por decocção (cozinhar).

Lembre-se que uma planta medicinal ou fitoterápico usado para uma doença onde o diagnóstico foi incorreto, empregado de forma equivocada e na dosagem errada, pode causar ou agravar um problema de saúde.

Uma semana massa para todos!

Josefina Dorotéa Nunes – Ms Ciências Agrárias-Bióloga-Enfermeira

Instagram: @josefinaplantasmedicinais

Youtube: Josefina512

Seja o primeiro a comentar sobre "Plante Saúde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*