Plante Saúde –  Conselhos Úteis paras usar as Plantas Medicinais – 2

 

Josefina Dorotéa Nunes

Bióloga – Enfermeira

 Conselhos Úteis paras usar as Plantas Medicinais – 2

Como já relatado, antes de usarmos uma planta medicinal ou fitoterápico, é muito importante sabermos alguns fatores que irão auxiliar em um maior benefício para seu organismo.

6º – Saber a dosagem e como usar (interno ou externo): não devemos tomar mais de 3 xícaras de chá por dia, e os fitoterápicos devem ser tomados na dosagem recomendada. O cuidado com a dosagem é também fundamental, o excesso no uso de chás ou fitoterápicos podem provocar inúmeros efeitos colaterais, ou mesmo causar ou agravar uma doença.

7º – Evitar usar a mesma planta por longo período (+ de 6 meses). O uso prolongado pode causar malefícios ao organismo.

8º – Depois de pronto o chá deve ser tomado no máximo em 24 horas (1 dia), após este período perderá suas propriedades medicinais.

9º – Evitar misturar mais de 3 espécies de plantas no mesmo chá, pois caso você tenha uma intoxicação ou alergia, será mais fácil identificar qual planta fez mal.

10º – Qualquer sinal de mal estar, coceira ou intoxicação, parar de usar imediatamente.

Algumas plantas são orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a não serem ingeridas, como no caso do Confrei (Symphytumofficinale) e Babosa (Aloe vera), que têm sua venda e fabricação de alimentos e bebidas à base destas duas plantas, proibidas aqui no Brasil.

Mesmo que o médico não acredite nos efeitos dos chás, ele deve saber que você está fazendo uso de plantas medicinais ou fitoterápicos junto com o medicamento alopático (de farmácia), pois existem inúmeras interações medicamentosas que podem ocorrer, agravando o seu estado de saúde.

Por fim, cuidado com “plantas da moda” para emagrecer. Chá milagroso não existe! Para emagrecer temos que fazer uma reeducação alimentar e atividade física.

Uma semana massa para todos!

Josefina Dorotéa NunesMs Ciências Agrárias-Bióloga-Enfermeira

Instagram: @josefinaplantasmedicinais

Youtube: Josefina512

Seja o primeiro a comentar sobre "Plante Saúde –  Conselhos Úteis paras usar as Plantas Medicinais – 2"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*