O prefeito Dr. Adilson assinou termo de cooperação com o Instituto The Nature Conservancy do Brasil nesta quarta-feira (17).
SECOM-BG
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves oficializou na última quarta-feira (17/11), o termo de cooperação entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Instituto Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), através do Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), do governo do estado, para promoção do desenvolvimento econômico, ambiental e social de forma sustentável, até dezembro de 2025.
O termo foi firmado com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo, da secretária de Turismo Jessika Hirata, da coordenadora local e Especialista em Conservação da TNC Brasil, Raimunda Melo, da engenheira Florestal e coordenadora estadual da TNC, Julia Mangueira e do gerente de águas da TNC, Samuel Barreto.
O PCI de Barra do Garças foi instituido pela Lei Municipal nº 4.156 de 23 de dezembro de 2019, destinado a fomentar políticas públicas e implementar projetos e metas visando a integração dos produtores rurais com foco na produção sustentável, gestão ambiental e territorial para Terras Indígenas e implantação do turismo em área rural e etnoturismo, aliado sempre a preservação e conservação do meio ambiente. O acordo firmado nesta quarta-feira oficializou uma parceria que já acontece desde 2016, no município pela TNC e Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Turismo.
O prefeito Dr. Adilson reforçou o compromisso da gestão em trabalhar em políticas públicas de preservação do meio ambiente aliada a boas práticas agrícolas e pecuária.
“O que nós precisamos agora é desenvolver esses projetos e ir atrás de recursos do governo estadual e federal, para de fato poder fazer a mudança. Nós temos em Barra do Garças centenas de produtores que não tem auxílio técnico na hora de produzir, temos famílias que querem cultivar mas não sabem como usar a terra. Nossa visão é trabalhar a produção com a preservação dos nossos recursos naturais sem degradar o solo, sem desmatar e preservando as nascentes de agua”.
O Instituto Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), tem o papel de auxiliar o município na implementação dos projetos, além de proporcionar capacitação, seminário e palestras que auxiliam na educação ambiental e oferecer corpo técnico para execução de ações acordadas no plano de trabalho.
“A TNC atua no município desde 2016, chegamos aqui para desenvolver ações na pecuária e vimos em Barra do Garças um enorme potencial para estender as metas do PCI. Desde que apresentamos o programa ao prefeito Dr. Adilson no ano passado, ele e o secretário José Bispo se mostraram abertos a cumprir com as metas do projeto e trabalhar para que de fato essas ações saiam do papel.” pontuou a coordenadora local da TNC, Raimunda Melo.
Entre algumas metas já definidas pelos os três eixos do PCI (Produzir, Conservar e Incluir), está: Recuperar 100.000 hectares de pastagens degradadas e de baixa produtividade até 2030; Aumentar a área de plantio de grãos via sistema de Integração Lavoura/Pecuária em pastagens degradadas em 100% até 2030; Fomentar a produção agrícola de fontes de energia renovável através da biomassa em 10.000 hectares até 2030; Eliminar o desmatamento ilegal até 2020; Registrar 100% das propriedades rurais com o SIMCAR até 2020; Recuperar em 100% todas as nascentes municipais até 2025; Implantar Turismo em áreas rurais com no mínimo dez produtos prontos até 2022.
Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura de Barra do Garças oficializa parceria com instituto de preservação ambiental"