31 CIDADES – Prefeitos de MT se unem à campanha por ajuda de Ministério para nova onda de Covid

Foto: Assessoria

Entre os municípios de Mato Grosso que assinam a carta estão Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis

Thalyta Amaral/Gazeta Digital

Trinta e um prefeitos de Mato Grosso assinaram o documento entregue ao Ministério da Saúde na quarta-feira (5), pedindo apoio para ampliar o atendimento e também realizar testes rápidos diante da nova onda da covid-19. A mobilização tem a assinatura de mais de 2.100 gestores de todo o país.

No documento encaminhado pelo Consórcio Conectar os gestores municipais pedem apoio para “testagem rápida para covid-19, estrutura ambulatorial de atendimento e estoque de medicamentos antigripais”.

Os prefeitos afirmam que no atual momento “torna-se inviável qualquer prática horizontal de isolamento e distanciamento geral da população”, por isso é necessário fazer testes em larga escala para “identificarmos com a velocidade necessária os indivíduos que precisam ser isolados e acompanhados”.

Entre os municípios de Mato Grosso que assinam a carta estão Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Jaciara e Vila BEla da Santíssima Trindade.

O documento também alerta para o aumento dos casos da H3N2, o que demanda a realização de exames e distribuição de medicamentos antigripais, dos quais os municípios não têm estrutura suficiente para atender a demanda.

Para os gestores, é necessário, com urgência aumentar os estoques de Oseltamivir, “tão importante para o tratamento de casos graves de influenza”, pois o medicamento está em falta “seja na assistência farmacêutica pública ou até mesmo nas redes privadas”.

Seja o primeiro a comentar sobre "31 CIDADES – Prefeitos de MT se unem à campanha por ajuda de Ministério para nova onda de Covid"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*