BARRA DO GARÇAS – Prefeitura designa mais um médico para a UBS São Benedito

A UPA já tem operado com quatro médicos e nesta terça-feira (18), a UBS’s São Benedito passou a ter dois médicos para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais.

Secom-BG

Nesta última terça-feira (18), a USB São Benedito passou a contar com mais um médico para realização de atendimento a pacientes com sintomas gripais. No início do mês a unidade foi designada como polo de apoio da UPA, que tem enfrentado superlotação devido ao aumento de casos de Covid-19 e Gripe em Barra do Garças, a medida visa ampliar os atendimentos e diminuir o tempo de espera.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está com uma média diária de 250 a 300 pacientes por dia, e só na última segunda-feira (17), a UBS do São Benedito atendeu 141 pacientes com sintomas gripais.

Com o recente surto de gripe e a nova onda de infecções por Covid-19, pela variante Omicron, a procura por atendimentos nas duas unidades aumentou expressivamente. Além disso, a Secretaria de Saúde destaca que muitas pessoas de outros municípios também procuram atendimento médico de Barra do Garças, contribuindo para a superlotação das unidades de Saúde.

Quatro médicos estão atendendo diariamente por 24 horas na UPA, sendo que um deles é encarregado pela ala de urgência e emergência. De acordo com o coordenador da unidade, Dr. Rafael Joviano, a cada seis minutos um paciente tem sido atendido pelos médicos no local.

“Apesar da superlotação que temos enfrentado, todos estão sendo atendidos, se em um único dia passarem 250 pacientes na unidade, serão cerca de uma pessoa atendida a cada seis minutos, basta fazer a conta e veremos que não há demora no atendimento.”

O secretário de Saúde, Adilson Tavares destaca que a UBS São Benedito foi designada como polo de apoio para atendimento de pacientes com sintomas gripais e agora conta com dois médicos no local. Além disso, o gestor pede para que a população, caso seja possível, não deixe para ir à UPA durante a noite, onde é registrado o período de maior fluxo.

“A UBS do São Benedito tem atendido mais de 100 pacientes durante o dia, mas nós notamos que na UPA a maioria das pessoas vão lá durante a noite. Por isso pedimos que se possível as pessoas procurem a UPA também durante o dia para que os atendimentos não fiquem acumulados em um único período”.

O secretário também ressalta que todos os pacientes que buscarem pelos serviços de saúde do município serão atendidos e pede que a população tenha paciência neste momento, já que o município tem enfrentado uma fase de aumento crescente de casos de Covid-19, assim como em todo país.

“O país inteiro está enfrentando o aumento de notificações de gripe e Covid-19, que pode ocasionar um colapso na Saúde Pública. Aqui em Barra do Garças nós temos feito tudo o que está no alcance do poder público para evitar esse colapso na nossa cidade, a UBS São Benedito está preparada para atender as pessoas com sintomas gripais e todas UBS’s dos bairros também estão com médicos disponíveis para consulta.”

A UBS São Benedito está localizada na rua Pio XII S/N, próximo ao Ginásio Arnaldo Martins, com atendimentos das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Prefeitura designa mais um médico para a UBS São Benedito"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*