Documentário “Romance de Rio e Serra” faz homenagem ao artista Divino Arbués

Divino Arbués é homenageado mestre da cultura mato-grossense - Foto por: Divulgação

O filme de 47 minutos foi disponibilizado no canal do Youtube do cantor, compositor e escritor nesta quinta-feira (27)

Dayanne Santana | Secel-MT

O documentário “Romance de Rio e Serra” foi lançado nesta quinta-feira (27.01) no Youtube. O filme, de 47 minutos, é uma homenagem ao cantor, compositor e escritor Divino Arbués. O projeto foi selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A vida e a obra de Arbués perpassa a região do Araguaia, tanto do lado mato-grossense como do lado goiano, desde a infância em Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), até a consagração de sua carreira musical, com as músicas de seus três primeiros discos, como Quarto Crescente (que virou o nome de uma das praias do rio Araguaia), Cor da Noite, Natureza, Afluente/Encontro das Águas (gravação que teve a participação especial de Almir Sáter, Alzira Espíndola, Papete e Zé Gomes).

O documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense. Com depoimentos de músicos como Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, dentre outros artistas e personalidades, o filme narra as contribuições de Arbués que conseguiu inserir os festivais de praia do Araguaia no circuito de música popular, nos idos dos anos 80 até fase mais recente.

“A sua luta era para que as ações culturais chegassem a todos os cantos de Mato Grosso, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte em discos e livros”, pontua o diretor do filme Brás Rubson.

O média-metragem foi produzido pela produtora Kuya Comunicação, com direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro.

Serviço
Lançamento do documentário “Romance de Rio e Serra”
Quando: 27/01 (quinta-feira)
Canal do YouTube: Divino Arbués Oficial

Seja o primeiro a comentar sobre "Documentário “Romance de Rio e Serra” faz homenagem ao artista Divino Arbués"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*