BARRA DO GARÇAS – Laboratório Municipal realiza quase 30 mil exames em um ano

Em um único mês a unidade realizou 7.394 exames, número que não era atingido desde 2016

Secom-BG

Em todo o ano de 2021, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coltinho realizou 29.898 exames, resultado dos investimentos realizados pela Prefeitura de Barra do Garças para expandir a capacidade de exames oferecidos aos pacientes.

No último ano foram investidos mais de R$ 150 mil para manutenção de aparelhos e compra de insumos para retomada de exames e ampliação dos serviços. O local se tornou referência em citologia na região com qualidade garantida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

No mês de novembro a unidade realizou 7.394 exames, número que não era atingido desde 2016, batendo o recorde de exames realizados em um único mês. O secretário de Saúde, Adilson Tavares destacou os esforços da gestão municipal para oferecer um atendimento de qualidade a população e ampliar os serviços oferecidos pelo Laboratório.

“Com o apoio da equipe do laboratório nós realizamos os investimentos necessários para ampliar os atendimentos ao público. O Laboratório Municipal oferece um serviço essencial para a população, auxiliando no diagnóstico médico e tratamento dos pacientes da nossa cidade e da região, por isso temos trabalhado para melhorar a qualidade e a quantidade de exames oferecidos”.

A responsável técnica do laboratório municipal e especialista em citologia, Dra. Raniana Fratari, explica que no ano passado a gestão municipal otimizou a aquisição de insumos e reagentes, tornando constante os serviços oferecidos e permitindo que a unidade oferecesse um leque maior de exames à população.

“Sempre que um reagente acaba nós já solicitamos junto a Secretaria de Saúde a aquisição de novos insumos, para que os serviços não sejam prejudicados. Além disso, enviamos mensalmente às unidades de saúde do município uma relação dos exames que temos disponíveis.”

Neste mês de fevereiro estão sendo realizados exames de: Glicemia; Colesterol; Hepatite B; Hepatite C; HIV; Ácido Úrico; Amilase; Covid-19; Leishmaniose Visceral; Leishmaniose Tegumentar; TGO e TGP; Papanicolau; Gama-GT; Coagulograma; Fosfatase Alcalina; TAP; Aslo; TTPA; VHS; Plaquetograma; VDRL; Fezes; Tipagem Sanguínea; Hemograma Completo; Eritrograma; Contagem de Plaquetas; Leucograma; Urina; Bilirrubina total e frações; Fosfatase Alcalina.

O Laboratório Municipal Dr. Arnulfo atende pacientes de toda região através do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, e fica localizado na rua Xavante, nº 785, no centro da cidade.

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Laboratório Municipal realiza quase 30 mil exames em um ano"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*