Vereadores discutem danos causados pelas chuvas e condições do trânsito

Os parlamentares também discutiram sobre as condições de trabalho dos profissionais da saúde do município

Por Deógenes Nogueira
Ascom/CMBG

Na noite desta última segunda-feira (21), aconteceu a 46ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Barra do Garças. A sessão foi transmitida pela plataforma YouTube e também pelas redes sociais da Casa Legislativa Municipal.

Logo no início da presente sessão, o vereador e presidente da Câmara, Pedro Filho, informou que está aberto um registro de tomada de preços para a aquisição de materiais de expediente. Aos interessados em participar, a data do certame está prevista para o dia 8 de março deste ano, às 13h00min (horário de Brasília), no Plenário da Câmara de Barra do Garças.

Os vereadores Jairo Gehm e Paulo Bento, apresentaram uma moção de aplausos ao cidadão Renato Borges Leal, mais conhecido como Renatão dos Vídeos, por suas contribuições em prol do município barra-garcense. O munícipe é 1° suplente do vereador Jairo Gehm.

Usufruindo de sua oportunidade de fala, o vereador Secreta Bike comentou acerca dos danos causados no município ao longo deste período chuvoso e informou que serão encaminhadas indicações para solucionar rapidamente os problemas nos locais afetados pelas chuvas. O vereador também informou sobre o serviço de cooperação definido entre os vizinhos Barra do Garças e Araguaiana, para dar início ao projeto de construção de uma ciclovia, em prol da segurança dos ciclistas.

O vereador Pebinha, anunciou que esteve visitando, juntamente com os vereadores Paulo Bento e José Maria, unidades de saúde do município, com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos servidores e coletar reivindicações. Paulo Bento também teceu comentários referentes às visitas realizadas nas unidades de saúde do município, que resultaram em diversas indicações de demandas em prol das condições de trabalho dos profissionais de saúde para o atendimento dos pacientes, encaminhadas para a presente sessão.

Em seu momento de fala, o vereador Jaime Rodrigues relatou sobre as reclamações que tem recebido de moradores acerca dos danos que as constantes chuvas causaram pelo município. O parlamentar comentou acerca de reclamações em locais como a região do assentamento Passa Vinte, que conta com problemas na ponte que dá acesso ao local, além de outras demandas enviadas por pequenos produtores do município de Barra do Garças.

Aproveitando o assunto levantado pelo parlamentar, o vereador Jairo Marques comunicou que visitou a ponte que dá acesso ao distrito de Voadeira, juntamente com o assessor do secretário Municipal de Transportes e Serviços Públicos, para avaliar as condições do local, e declarou que as devidas providências já estão sendo tomadas, a fim de melhorar as condições de deslocamento dos pequenos produtores rurais do distrito.

O vereador Dr. Neto fez pontuações acerca das condições do trânsito barra-garcense nestas últimas semanas, que tem passado por problemas de congestionamento com o aumento da circulação de caminhões e carretas trafegando pelo trânsito municipal, devido à necessidade de transporte de produtos, principalmente a soja, neste período de safra. “Sabemos as condições de trânsito no município só irão melhorar com a conclusão das obras do anel viário. Mesmo assim, precisamos encontrar medidas para poder mitigar os problemas que vêm acontecendo”, enfatizou o parlamentar.
Outro vereador que pontuou sobre os problemas atuais que a população tem enfrentado no trânsito municipal foi Zé Gota. O vereador destacou que é necessário um trabalho conjunto mais intenso entre o Poder Executivo e o Legislativo dos municípios vizinhos Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, a fim de tomarem providências para solucionar tais problemas.

Em seu momento de fala, o vereador Guinha, que já possuiu o ofício de pintor, relatou que nas últimas três semanas auxiliou na prestação de trabalho voluntário no Hospital e Pronto Socorro Municipal, onde foi realizada a pintura de 12 salas de enfermaria e também do hemocentro, devido notificação enviada pela Vigilância Sanitária, em relação às condições de insalubridade apresentadas nos ambientes. O parlamentar comentou que o trabalho foi prestado devido ao recurso de reforma geral para o local, que já havia sido solicitado, o que inviabilizaria outro pedido de verba para a prestação de reparos nesta localidade.

Foram aprovados, por unanimidade de votos entre os vereadores presentes na sessão, o total de seis projetos de lei, em prol do município. Entre eles, o Projeto de Lei nº 014/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 832.814,00 (oitocentos e trinta e dois mil oitocentos e quatorze reais), destinados à incorporação do Convênio para o custeio da realização da Virada Cultural, alocados na Secretaria Municipal de Cultura.

Também de autoria do Poder Executivo Municipal, foi aprovado o Projeto de Lei nº 015/2022, que dispõe acerca da abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), destinados ao custeio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FUMDER), alocados na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Entre os projetos de autoria do Poder Legislativo Municipal, foi aprovado o Projeto de Lei nº 005/2022, de autoria do vereador Geralmino Alves Rodrigues Neto, que dispõe sobre a implantação de código QR Code, em todas as placas de obras públicas municipais, vinculadas à página do portal da transparência do órgão executor.

Seja o primeiro a comentar sobre "Vereadores discutem danos causados pelas chuvas e condições do trânsito"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*