REVITALIZAÇÃO – Barra do Garças sediará programa piloto de recuperação de nascentes da bacia Alto Araguaia

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia foi apresentado à comunidade

Secom-BG

Na última terça-feira (22), foi realizado o lançamento do projeto piloto do “Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia”, que será executado no córrego Fundo, em Barra do Garças.

A apresentação foi realizada no Anfiteatro Fernando Peres de Farias com a presença do prefeito Dr. Adilson, o secretário de Meio Ambiente Clerismar Ferreira, o secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo, e o vice-prefeito e secretário de Educação Prof. Sivirino. Também estiveram presentes os representantes de instituições parceiras como: Moacir Couto, diretor regional da Sema, a promotora Natália Magnan, e o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Baroni.

Durante o evento os gestores e as instituições parceiras assinaram o termo de cooperação para execução do projeto, que foi desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH), órgão vinculado ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Estado, e foi estruturado com apoio do Centro de Pesquisa do Pantanal e do Instituto de Conservação Ambiental (The Nature Conservancy do Brasil).

Barra do Garças será o primeiro município a implementar ações de revitalização de microbacias, junto às áreas de preservação permanente e recuperação de nascentes, combatendo os processos de degradação dos recursos naturais, consequentemente melhorando a qualidade da água e a oferta de recursos hídricos. O município será referência para aplicação do programa nas outras doze cidades que compõem a bacia do Alto Araguaia.

Clodoaldo Carvalho Queiroz, presidente do Comitê da Bacia do Alto Araguaia, explica que o programa também também irá trabalhar com agricultores que possuem propriedades nessas regiões, a fim de auxiliá-los no tratamento da terra, tornando o trabalho rural ainda mais produtivo ao mesmo tempo preservando esses locais.

“Nós queremos dar condições para o produtor rural concretizar as ações e recuperar o seu passivo ambiental, evitando danos maiores ao meio ambiente dentro dessas propriedades”.

O prefeito Dr. Adilson ressaltou os benefícios da preservação dos recursos hídricos, considerando que Barra do Garças é banhada pelos rios Garças e Araguaia, de suma importância para o abastecimento de toda a população.

“Água é essencial para nossa sobrevivência, sempre digo que somos privilegiados por viver no “paraíso das águas”, com dois rios extremamente importantes que abastecem toda a região. Nossa gestão apoia o projeto apresentado pelo CBH Alto Araguaia com muita alegria, tenho convicção de que, assim, estaremos aumentando o potencial de produção da nossa terra, como também estaremos cuidando daquilo que é mais sagrado”.

Seja o primeiro a comentar sobre "REVITALIZAÇÃO – Barra do Garças sediará programa piloto de recuperação de nascentes da bacia Alto Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*