Programa Brasil Sorridente realizou a entrega de novas próteses dentárias em Barra do Garças

No total, mais de 400 próteses totais e parciais foram entregues entre os anos de 2021 e 2022.

SECOM-BG

Na manhã desta terça-feira (14), o Programa Brasil Sorridente realizou a entrega de novas próteses dentárias aos cidadãos cadastrados pelo programa e realizou novos atendimentos, na UBS Nova Barra II. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa faz parte do Plano Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e visa ofertar serviços odontológicos de forma gratuita e ações de educação e promoção de saúde bucal.

Ao todo foram entregues 19 próteses dentárias aos cidadãos já cadastrados e mais 68 pessoas foram atendidas em diversas finalidades, como: na realização de manutenção nas próteses, em moldagens e nas provas de próteses.

Ao total, o Programa já entregou 474 próteses totais ou parciais entre 2021 e 2022 e restam somente 40 para serem entregues ainda nesta etapa. Os pacientes são atendidos na UBS Nova Barra II onde passam pela avaliação do odontologista, depois passam pela etapa de moldagem e ajustes das próteses.

O Programa foi implantado em 2018, mas passou a ser executado na atual gestão, a partir de 2021. Para o coordenador de Saúde Bucal, Leandro Melo, o programa devolve a dignidade e também cuida da saúde dos pacientes.

“Faz muita diferença para as pessoas, o sorriso mexe com a auto estima e também interfere na saúde, já que os dentes são essenciais para uma boa mastigação dos alimentos. Muitos não têm condição de fazer essas próteses em clínica particular, então com o município oferecendo esse serviço de forma gratuita ajuda demais essas pessoas”, afirmou Leandro.

Além da confecção das próteses, o Programa Brasil Sorridente, juntamente com o Programa de Saúde na Escola, oferece ações de prevenção a saúde bucal nas unidades básicas de saúde e nas escolas do município, com material didático e apresentações lúdicas sobre tratamentos e cuidados de prevenção bucal, com distribuição de kits de higiene bucal contendo escova e creme dental.

Os interessados podem efetuar o pré-cadastro na UBS mais próxima de sua residência a fim de participarem das novas fases do programa que em breve serão executadas.

Seja o primeiro a comentar sobre "Programa Brasil Sorridente realizou a entrega de novas próteses dentárias em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*