Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Garças recebe doação de 1.500 mudas de árvores do cerrado

As mudas, doadas pela Unimed Araguaia e o Unicred MT, serão utilizadas para a recuperação de áreas degradadas no município.

 Layra Santana/Secom-BG

Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra do Garças recebeu a doação de 1.500 mudas de árvores silvestres das cooperativas Unimed Araguaia e Unicred MT.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Clerismar Ferreira, as mudas serão destinadas para o processo de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas no município, principalmente em regiões que foram atingidas pelas obras do anel viário, além de áreas impactadas devido à expansão da cidade, com o surgimento de novos bairros pelo município.

“Muitas áreas grandes do município necessitam de replantio e reflorestamento. As mudas serão plantadas em locais específicos, a partir do mês de outubro, que é quando começam as chuvas. Nosso objetivo é plantar e zelar, então vamos buscar parcerias para ajudar nesse processo de plantio e cuidado com as plantas”, completou o secretário.

As 1.500 mudas silvestres doadas incluem diversas espécies de árvores, em sua maioria típicas do cerrado, tais como ipê (das mais variadas colorações), jacarandá, copaíba, figueira, pata de vaca, sibiripuna e sangra d’água. Além do plantio em áreas degradadas pela cidade, parte das mudas será doada para o plantio em áreas rurais.

A diretora da Unimed Araguaia, Dra. Darcyane Cavalcante, contou que a ação faz parte da representação do compromisso social de ambas as cooperativas com a comunidade local: “Nós temos o compromisso com o retorno dos nossos resultados à comunidade e Barra do Garças é uma cidade que a natureza é um cartão de visita. Ela é rodeada de cachoeiras, rio Araguaia, natureza exuberante. Então, a gente quer ajudar a preservar isso e melhorar cada vez mais”.

Assim que forem identificadas outras áreas degradadas, as mudas adquiridas através da doação também serão utilizadas para o processo de reflorestamento e recuperação dessas áreas. O prefeito, Dr. Adilson, declarou imensa felicidade com parcerias como esta e com a promoção de importantes discussões sobre questões ambientais no município.

“Nós moramos em uma cidade turística e temos o dever de preservar nosso meio ambiente. A gente fica feliz com o compromisso social da cooperativa, porque quem ganha com isso é a comunidade,  que vai ter um local mais agradável para viver”, destacou o prefeito.

Estavam presentes no momento da doação das mudas o prefeito Dr. Adilson; o secretário de Meio Ambiente, Clerismar Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Filho; a diretora da Unimed Araguaia, Dra. Darcyane Cavalcante; o presidente da Unicred MT, Dr. Ronivaldo Fonseca; e o vice-presidente, João Paulo Fortunato.

Seja o primeiro a comentar sobre "Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Garças recebe doação de 1.500 mudas de árvores do cerrado"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*