Prefeitura de Barra do Garças realiza mais de 170 cirurgias gratuitas de catarata em pacientes do município

A Secretaria Municipal de Saúde visa ampliar vagas e nova etapa das cirurgias está prevista para setembro

Layra Santana/Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa das cirurgias eletivas de catarata, nesta segunda-feira (1) e terça-feira (2). Ao longo dos dois dias, foram realizadas 62 cirurgias de cataratas, no Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo Cecap).

As cirurgias foram retomadas em maio deste ano e, até o momento, foram realizadas o total de 171 de catarata, além de 40 de Yag Laser e 53 de remoção de Pterígio (membrana que cresce sob a superfície do olho). O procedimento de Yag Laser consiste em uma técnica cirúrgica que tem o objetivo de tratar a opacidade presente em uma cápsula do olho, uma ocorrência comum após a realização de cirurgia de catarata.

“Após cinco anos de inatividade, nós conseguimos retomar a realização das cirurgias eletivas e a tendência é que as cirurgias aconteçam com mais frequência. Nosso objetivo é ampliar os serviços gratuitos de saúde no município e proporcionar mais qualidade de vida para a nossa população”, declarou o prefeito Dr. Adilson Gonçalves.

Os pacientes que foram beneficiados já estavam na fila de espera, de acordo com cadastramento realizado anteriormente no Sistema Online Nacional de Regulação (Sisreg), através do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as informações fornecidas pela Secretaria de Saúde. Para estar habilitado para a realização da cirurgia, o paciente deve possuir o encaminhamento de um médico e posteriormente se dirigir até a Secretaria de Saúde e procurar pelo setor Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe está discutindo a ampliação de vagas e a possibilidade de uma nova etapa das cirurgias, prevista para ser realizada ainda em setembro deste ano.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura de Barra do Garças realiza mais de 170 cirurgias gratuitas de catarata em pacientes do município"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*