O Programa de Revitalização da Bacia do Córrego Fundo realiza curso de Recuperação de Nascentes e Recarga Hídrica

Momento final do curso com parte da equipe de participantes -foto: Enilson Arneiro

CBH Alto Araguaia/Assessoria

Durante os dias 20 e 21 de julho, ocorreu na Fazenda Santa Filomena das Águas, em Barra do Garças/MT um curso sobre hidrologia, produção de água e recuperação de nascentes. O evento contou com a participação de técnicos das entidades da agricultura como: EMPAER, Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, além de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, POLITEC, SEMA, UFMT e Instituto Armando Luvison e TNC – The Nature Conservancy,bem como, de produtores e agricultores familiares da Bacia do Córrego Fundo.

O curso faz parte do rol de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia – plano piloto Barra do Garças – que tem como proponente o Centro de Pesquisa Pantanal-CPP em parceira com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia – CBH e conta com o apoio do Bradesco. O projeto foi submetido e aprovado no Edital nº001/2021 do Programa Águas Brasileiras do Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Regional e encontra-se em desenvolvimento na bacia hidrográfica do Córrego Fundo.

O consultor responsável do curso foi Décio Eloi Siebert, agrônomo e diretor do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC) com sede em Tangará da Serra/MT, quedestacou que a iniciativa é inovadora e promissora para curto e meio prazo. E enfatizou:“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única” e o projeto tende a influenciar outras bacias.

Outro consultor presente que abrilhantou o evento foi o professor Jair Kotzprofessor sênior na Universidade Oeste do Paraná, Cascavel (UNIOESTE) que ressaltou a respeito do Projetoe a compatibilidade de “Pensar grande, começar pequeno e ser rápido nas ações. O motor da mudança é a ação,que deve ser exemplificada e capaz de ser vista, testemunhada e reaplicada” o consultor foi coordenador do programa “Cultivando Agua Boa” da Itaipu Binacional premiado pelas Nações Unidas em 2015.

A ementa do curso possibilitou um olhar conceitual e bem ilustrativo sobre hidrologia (estudo da água) enfatizando a ocorrência, distribuição e a movimentação da água no planeta e nas bacias hidrográficas. Conceituou uma nova abordagem sobre o homem do campo no papel de produtor de água e sua responsabilidade com as gerações futuras e ao mesmo tempo sua valorização como protetor dos recursos hídrico. Destacou técnicas importantes para a recuperação de nascentes, como o método Caxambu e,por fim, apresentou uma ação prática de uma técnica inovadora definida como:Intensificadores de Recarga Hídrica, processo que acelera a infiltração no solo das águas das chuvas para a recarga do lençol freático.

“Sinto-me mais esperançoso e entusiasmado com esse programa de revitalização” disse o produtor rural Nilson Araújo Torres, fazenda Nossa Senhora Aparecida banhada pelo córrego do Prata, afluente do Córrego Fundo. 

“A expectativa foi atendida e esperamos o fortalecimento dos elos institucionais e das parcerias com os produtores para que as ações sejam implementadas atendendo o Programa de Revitalização da Bacia o Córrego Fundo” afirmou o presidente o CBH Alto Araguaia Clodoaldo Carvalho Queiroz.

O Programa de Revitalização da bacia do Córrego Fundo está no escopo dos projetos do Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI Municipal) estabelecendo exemplos de ações que buscam dimensionar para todo o município.

O local escolhido para o curso foi a propriedade Fazenda Santa Filomena das Águas (Nelore Pronel) que abriga a nascente do Córrego Fundo e desenvolve técnicas de conservação de solo e água em suas áreas produtivas de pastagem, além de desenvolver melhoramento genético de touros, realizando cria e engorda. A psicóloga e gestora administrativa da propriedade Lumena Thais P. Ramos enfatizou que “a gestão na propriedade é sempre de buscar a melhoria para o hoje e o amanhã, deixando algo de melhor do que encontrou”, sendo parte dos ensinamentos do seu pai dr. IvanSzeligowskiRamos que está presente e ativo na direção da propriedade.

O programa de Revitalização da Bacia do Córrego Fundo marca um passo importante no alinhamento da necessite de produzir com a responsabilidade de conservar e preservar.

Conheça o CBH Alto Araguaia

Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros dez comitês atuantes em Mato Grosso.

O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Abertura do evento na Faz. Santa Filomena das Águas – foto: Enilson Arneiro
Exposição do consultor Décio E. Siebert durante o curso de recuperação de nascentes –foto: Enilson Arneiro

Momento final do curso com parte da equipe de participantes

Seja o primeiro a comentar sobre "O Programa de Revitalização da Bacia do Córrego Fundo realiza curso de Recuperação de Nascentes e Recarga Hídrica"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*