Equipe do HMGV de Aragarças trabalha rápido, paciente é levado por UTI Aérea do SUS para capital, mas infelizmente não resiste a ferimentos

Um clima de consternação tomou conta da cidade de Aragarças (cidade a oeste de Goiás, distante 375 km de Goiânia), na manhã de domingo, 20. Por volta das 7h da manhã, a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi avisado de um acidente envolvendo duas motocicletas, no Jardim das Palmeiras, próximo a ponte do córrego do Rola, onde os envolvidos estariam em estado grave.

Rapidamente a equipe formada por Eliéser e Tuca testificaram que uma das vítimas, Cleideir Mendes Ferreira Rodrigues, 42 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Começou então o trabalho de estricção para que a vida de Samuel Mendes Gonçalves Silva, 19 anos, pudesse ser salva. No trajeto Samuel teve uma parada cardiorrespiratória, agravando ainda mais o seu estado.

No hospital os médicos: Lebeu Augusto, Thaís Leal e Petterson, diante da gravidade já apresentada por pessoas que desesperadas, entraram em contato com o hospital, via telefone fixo, mobilizaram o restante do corpo médico do hospital e assim que o paciente chegou, o trabalho de reanimação começou. Ainda no local do acidente, o secretário de Saúde, Pastor Silvio Dias, acompanhado do diretor do HMGV (Hospital Municipal Getúlio Vargas), Dr. Flávio Reis, já analisavam as possibilidades de encaminhamento para algum grande centro de medicina no estado e assim fizeram vários contatos.

O primeiro boletim médico, no final do domingo, apresentou a seguinte descrição: “O paciente de 19 anos, vítima de trauma motociclístico (colisão moto-moto). Deu entrada na unidade hospitalar de Aragarças -GO, às 07:15h da manhã, em parada cardiorrespiratória, trauma crânio encefálico grave, fratura de fêmur direito e múltiplas fraturas em face. Paciente reanimado por 10 minutos, retornou a circulação espontânea, após manobras de reanimação cardiopulmonar, realizada intubação orotraqueal, evoluindo com estabilização clínica”.

Enquanto a reanimação acontecia, a equipe administrativa do hospital fazia gestão, com a possibilidade de transferência aérea, dada a gravidade do caso. Após um trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, a liberação para o encaminhamento aconteceu, com destino ao Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL). Fato que se concluiu às 15h30, com pouso e posteriormente decolagem do Avião do Sus (Sistema Único de Saúde), do Aeroporto de Aragarças, com destino a Goiânia. “Houve um empenho de todos para que essa vida fosse salva, esperamos mais uma vez sucesso em um encaminhamento em estado gravíssimo para capital”, afirmou o secretário de Saúde, Pr. Silvio Dias.


“É maravilhoso ver que mais uma vez, uma pessoa que foi reanimada por nossa equipe de profissionais do HMGV, que além de conseguir ser estabilizada é encaminhada rapidamente para Goiânia, infelizmente recebemos a confirmação agora pela manhã que Samuel não resistiu”, disse o diretor do hospital, Dr. Flávio Reis. Além dos médicos citados, trabalharam nesse plantão as enfermeiras Tays Araujo e Taphinys Arantes, técnicas em enfermagem Mirelaine, Débora, Aurita, Kamila, além da equipe de apoio formada por Jessica, Carlos Gomes, Deusmair e Stefany.

Através da Secretaria de Comunicação, o prefeito Delegado Ricardo Galvão lembrou que: “Cledeir Mendes foi candidato na nossa chapa e sempre foi muito querido pelo grupo, principalmente por sua animação. Onde chegava, alegrava o ambiente e motivava a todos. Que o Espírito Santo de Deus possa nos confortar nessa perda irreparável”. Sobre o jovem Samuel, encaminhado às pressas o gestor completou: “somos sabedores da competência dessa equipe do hospital e entendemos que o melhor está sendo feito para que mais uma vida seja salva através do Hospital Getúlio Vargas, investimentos para isso estão sendo feitos, tanto em aparato técnico como humano”.

Os homens do 47º Batalhão de Polícia Militar de Aragarças, comandado pelo Major Antônio Ghiovany, preservaram o local do acidente até a chegada da equipe do instituto Médico Legal, que realizou todos os procedimentos, perícia e remoção do corpo de Cleideir Mendes, qual está sendo velado na Avenida Ministro João Alberto, próximo a antiga garagem da Viação Araguarina, no setor Araguaia em Aragarças. “Camarada coração de ouro, sempre amigo, companheiro, me lembro de nossas travessuras de infância e adolescência(…)”, comentou em suas redes sociais o amigo Rodrigo “Rodas”.

O jornalista Octávio Wilquer, lamentou a morte do colega: “estivemos muito próximos na campanha de 2020 e sempre lembrávamos das partidas de futsal que jogávamos juntos no extinto Colégio Estadual de Aragarças, quando cursamos magistério juntos. Só o Espirito Santo de Deus para amenizar a dor”.

Na manhã de segunda-feira, 21, chegou a confirmação do HUGOL, de que Samuel Mendes não resistiu aos ferimentos e veio a óbito em Goiânia-GO. Informações dão conta de que Samuel esqueceu a boina em casa, percebendo apenas quando chegou ao 58º BIMtz (Exército Brasileiro) e só conseguiu perceber quando chegou na guarita, ao voltar se envolveu no acidente. “Um jovem muito querido que tinha uma vida toda pela frente”, comentou o radialista Pastor Hugo Walter, tio de Samuel.

A partir desse momento todos os procedimentos de traslado do corpo foram assumidos pelo Exército Brasileiro, continuamos no aguardo, para divulgação de horário e local do velório. Aos familiares as considerações em nome da administração municipal.

  

Seja o primeiro a comentar sobre "Equipe do HMGV de Aragarças trabalha rápido, paciente é levado por UTI Aérea do SUS para capital, mas infelizmente não resiste a ferimentos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*