Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e evitar a dengue, a Prefeitura de Barra do Garças têm realizado a vistoria em residências, comércios e lotes baldios, identificando e eliminando focos do mosquito.
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Vigilância Ambiental, alerta a toda população municipal que mantenha suas residências e quintais devidamente limpos com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e evitar casos de dengue, devido ao período de chuvas fortes e frequentes.
No período chuvoso, o mosquito Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade em recipientes que acumulam água e, consequentemente, podem surgir doenças causadas pelo mosquito. Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também é capaz de transmitir o zika vírus e a chikungunya.
A coordenadora de Vigilância Ambiental, Tiara Shimano, alertou para a gravidade da doença, que pode causar a morte, e orientou a população para alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito: “Não deixem água parada e priorizem a limpeza dos ambientes de convívio, pois todo cuidado é pouco”, disse.
Para auxiliar na prevenção da dengue e demais doenças causadas pelo Aedes Aegypti, os agentes de endemias de Barra do Garças têm realizado uma intensa vistoria em residências, comércios e lotes baldios, identificando e eliminando objetos que acumulam água a fim de evitar a proliferação do mosquito e outros insetos transmissores de doenças.
Confira alguns cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito:
– Limpar e tampar caixa-d’água;
– Tampar lixeiras;
– Deixar garrafas e demais recipientes virados para baixo;
– Manter as calhas sempre limpas;
– Limpar ralos e colocar telas;
– Preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
– Guardar pneus velhos em locais cobertos e abrigados a chuva;
– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água;
– Manter os quintais e lotes limpos;
– Descartar lixos no local adequado, como pneus velhos, garrafas pets, latas e qualquer outro material que possa acumular água.
Seja o primeiro a comentar sobre "Prevenção: com a chegada das chuvas, saiba o que fazer para conter os focos de dengue"