Os agentes de combate a endemias e a Vigilância Sanitária estão vistoriando imóveis residenciais e comerciais a fim de identificar criadouros do Aedes Aegypti.
Com um aumento das chuvas as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças. Os agentes de combate a endemias estão vistoriando casas, escolas, prédios comerciais e construções com acúmulos de lixo, entulhos e recipientes que acumulam água parada visando detectar possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O Aedes Aegypti habitualmente deposita seus ovos em qualquer local que acumule água, portanto é de suma importância que a população mantenha seus quintais limpos e realize o descarte correto do lixo, além de realizar a limpeza de calhas, caixas d’águas, piscinas e semelhantes.
Os agentes de endemias estão diariamente nos bairros visitando as residências do município e orientando a população quanto aos cuidados necessários para combater o mosquito. Já a Vigilância Sanitária atua por meio de denúncia ou solicitação dos agentes para notificar proprietários de imóveis que possuem criadouros de mosquitos.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Lidyane Sousa explica que caso haja omissão ou reincidência por parte do proprietário quanto a limpeza do imóveis, ele poderá ser multado. “A equipe da Vigilância Sanitária visita os locais indicados pelos agentes de endemias e caso sejam encontradas larvas dos mosquitos nesses imóveis, será feita a notificação para que o proprietário efetue a limpeza dentro de um prazo estipulado. Se o problema persistir ou o proprietário se negar a fazer a limpeza do local ele poderá ser multado”.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem trabalhado com a fiscalização e notificação de terrenos e lotes baldios que possuam acúmulo de lixo e possíveis criadouros do mosquito. Nestes casos os proprietários também poderão ser multados caso não efetuem a limpeza dentro do prazo estipulado pelos agentes.
A população também pode auxiliar denunciando lotes e terrenos baldios com acúmulos de lixo para a Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: (66) 3401-5389 e (66) 99612-0815. Já as denúncias de imóveis podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária, através do telefone: (66) 9 9218-1186.
Seja o primeiro a comentar sobre "DENGUE – Prefeitura de Barra do Garças intensifica fiscalização para detectar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti"