Secom/Aragarças-GO
O Projeto Demonstrativo do Programa Juntos Pelo Araguaia foi lançado com o objetivo promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região. Quando foi lançado em 2019 na cidade de Aragarças-GO, o prefeito Dr. Ricardo Galvão era o delegado local, e agora como gestor na manhã desta quinta-feira, 26, junto com o seu “staff”, se reuniu com representantes do Instituto Espinhaço, em seu gabinete.
“Somos parceiros e sabemos da importância deste projeto para a nossa cidade e região. Quando o presidente Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado lançaram o projeto em Aragarças, vimos com entusiasmo a ação e na minha gestão já participei de várias reuniões na capital sobre o assunto e fico feliz do lote de Aragarças estar chegando para que os trabalho se iniciem em parceria com a nossa secretaria de Meio ambiente”, comentou o prefeito Delegado Ricardo Galvão.
Segundo Mayara Soares, coordenadora do projeto Juntos pelo Araguaia, “o objetivo dessa reunião é apresentar ao prefeito Ricardo Galvão os trabalhos que já estão sendo realizados em três lotes e dar inicio ao quarto lote em Aragarças e Bom Jardim com a recuperação de mais de 295 hectares (sendo 160 hectares em Aragarças e 135 hectares em Bom Jardim de Goiás)”.
A secretária de Meio Ambiente, Maria de Fátima Carvalho lembrou que: “Dentro do projeto também estão inseridas ações para restaurar mananciais que contribuem para o abastecimento público visando ao aumento da disponibilidade hídrica, por meio da restauração florestal através da condução da regeneração, adensamento e enriquecimento. E ainda serão executados o monitoramento e a manutenção de áreas restauradas no sentido de configurar a efetividade das intervenções ambientais realizadas no território da bacia do Rio Araguaia, em Goiás e em Mato Grosso. Em Aragarças estamos bem informados com ótimas ligações na capital do estado com relação ao desenvolvimento do projeto”, afirmou a secretária.
O projeto irá trabalhar diretamente para sensibilizar, mobilizar e engajar proprietários e produtores rurais para ações de restauração florestal em áreas de preservação permanente e áreas de recarga hídrica, promovendo o aumento da produção de água em qualidade e quantidade para a indústria do agronegócio, com a recuperação de áreas degradadas e promoção da segurança hídrica na bacia do Rio Araguaia, nos estados de Goiás e Mato Grosso, visando ao apoio e ao fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, à minimização dos efeitos das mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável, com foco em soluções baseadas na natureza.
O projeto, que reúne esforços dos governos federal e de Goiás e Mato Grosso, tem como meta a recuperar de 10 mil hectares no Alto Araguaia, o que corresponde, aproximadamente a 10 mil campos de futebol. A iniciativa também prevê o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área de 100 hectares e a construção do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para a produção anual de 600 mil mudas.
Participaram ainda da reunião os secretários: Professor Wilson (Agricultura), Silvio Dias (Saúde), Agnes Reis (Gabinete), Edson Cassimiro (Controle Interno) e a primeira-dama Raqueline Galvão.
Seja o primeiro a comentar sobre "Juntos pelo Araguaia: reunião dá início as ações em Aragarças"