PORQUE O POBRE NÃO REAGE CONTRA A POBREZA?

Pe. Alberto = > XXVIII/XII/MMXXII

Todo sofredor tenta sublimar, amenizar psicologicamente seu sofrimento, para ele ficar mais leve, mais suportável.

Todo sofredor busca um, em situação pior, para, a partir do sofrimento daquele outro, aliviar o seu. Assim , a Moral ensina os costumes para os outros que virão, que nascerão. Todos agirão da mesma forma…

A Religião sempre nos ensinou olharmos para baixo e agradecermos a Deus por não estarmos na situação daquele que consideramos pior que nós. A Religião, desvirtuada, é um instrumento de Poder nas mãos da Classe Rica/Dominante; ensina-nos a sermos conformados e pacíficos, ao invés de ensinar aquilo que Jesus pregou ; a Fraternidade e a Partilha.

O Pobre nasce sofrendo ; não tem nada, mas tem que superar as necessidades imediatas para sobreviver… Tem que ser forte . Se ele fraquejar nos primeiros instantes, deixará de existir. Então nós , os necessitados, aprendemos fazer o uso racional do mínimo dos mínimos. Os restos, nos fortalece… Assim, continuamos sobre-vivendo sem questionar e EXIGIR a prática dos ensinamentos Divinos : Fraternidade e Partilha .

Essa Teologia e Psicologia/Moral da “ Resistência “ faz com que sejamos hospedeiros conformados da ganância alheia. O Capitalismo suga a riqueza produzida pelos Pobres, se lambuzam dela e os Pobres não reagem.

O Pobre não reage porque sente orgulho de superar todos os obstáculos sociais e , ainda, continuar a viver.

Ensinaram-lhe que , ser “ forte “ é uma Virtude, mas não ensinaram ao Dominante que a ganância é um Erro.

O Explorador, Classe dominante , Capitalismo sente-se feliz e com a consciência tranquila porque a Religião lhe ensinou (Ética Protestante e Teologia da Prosperidade) que, ser Rico é uma bênção Divina e que o Pobre não reagirá porque é um doutrinado/conformado/alienado.

As Igrejas formam e orientam a Sociedade e , consequentemente, os futuros Administradores Públicos e Políticos , erroneamente.

A sua Igreja crê, prega, vive e testemunha, CONCRETAMENTE, a doutrina Cristã da Fraternidade e da Partilha declaradas em Mt 22, 37-40 (“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. “Esse é o maior e primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Fraternidade e Partilha – Amarás o teu próximo como a ti mesmo.) Sem partilha não há fraternidade!

Ainda nos afirmou com clareza Divina que: “Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Explicou tudo!

Fecham-se as cortinas, entra Ano e sai Ano e o “Drama” existencial, a Pobreza, continua ; sem Fraternidade e sem Partilha porque NÃO somos verdadeiros Cristãos. Não seguimos a Jesus Cristo.

Como se vê , conclui-se que, nossos Cultos não agradam a Deus …

Seja o primeiro a comentar sobre "PORQUE O POBRE NÃO REAGE CONTRA A POBREZA?"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*