A unidade, que atende cerca de 10 municípios da região, inclusive nosso vizinho Pontal do Araguaia, agora faz parte do Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade e receberá mais recursos.
Secom-BG
Na última quarta-feira (22), o Ministério da Saúde aprovou a elevação para o nível III do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças. A solicitação de elevação foi enviada há dois anos pela Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde, devido ao nível de complexidade de atendimento da unidade de saúde.
A partir de agora, a UPA de Barra do Garças faz parte do Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospital de Mato Grosso e passará a receber cerca de R$ 2 milhões por ano em recursos, destinados para o custeio dos diversos serviços de média e alta complexidade ofertados à população barra-garcense e regional.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que a mudança foi realizada com base em parecer técnico, com validade de três anos. O novo valor do repasse será providenciado pelo Fundo Nacional de Saúde e transferido ao município barra-garcense regularmente e automaticamente, em parcelas mensais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, a UPA de Barra do Garças, que fazia parte do grupo de nível II, de baixa e média complexidade de atendimento, há muito tempo já estava atuando como nível III, em razão do nível de atendimentos. “Funcionamos 24 horas, todos os dias da semana, e atendemos cerca de 10 municípios da região, incluindo nosso vizinho Pontal do Araguaia”, complementou.
O diretor geral da UPA, Dr. Rafael Joviano, enfatizou que a UPA de Barra do Garças foi a única do país a conseguir a elevação de nível neste primeiro bimestre do ano. O médico ainda informou o aumento da quantidade de “Salas Vermelhas” de três para nove, que contam com diversos equipamentos e funcionam como uma espécie de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no local.
O prefeito Dr. Adilson destacou que o município de Pontal do Araguaia, por exemplo, é um dos maiores agraciados por grande parte dos serviços de saúde ofertados por Barra do Garças. “A maioria dos munícipes pontalenses são nascidos aqui, em Barra do Garças, pois o município de Pontal não possui UPA nem Hospital Municipal, desde sua municipalização, há mais de 30 anos”.
Seja o primeiro a comentar sobre "PRONTO ATENDIMENTO – UPA de Barra do Garças sobe para nível III de atendimento, após autorização do Ministério da Saúde"