Organizado pela Câmara de Barra do Garças, o evento debateu a participação feminina na sociedade
Câmara BG
A Câmara Municipal de Barra do Garças realizou nesta quinta-feira (30) o evento “Março Mulher: igualdade, voz e vez”, encerrando a programação do mês da Mulher. Além da parte de apresentações culturais e sorteio de brindes, uma roda de conversa discutiu um diagnóstico da realidade das mulheres barra-garcenses. Um dos pontos abordados foi a necessidade de uma maior inclusão da mulher na política, nas duas últimas eleições municipais, nenhuma mulher foi eleita para ocupar uma cadeira da Câmara de vereadores, mesmo sendo a maioria do eleitorado. Este foi um dos pontos abordados pela advogada e mediadora, Márcia Sousa:
“Muito importante este reconhecimento e temos que discutir a inserção da mulher na política, porque a mulher não pode ficar de fora, somos maioria do eleitorado e vamos colocar mulheres ocupando este lugar, hoje temos uma suplente e isso também tem de ser discutido pela sociedade”, frisou Márcia. A suplente Maria Silvânia comentou a experiência de ter assumido uma vaga na Câmara durante 1 mês, “Foi uma oportunidade que recebi do Vereador Guinha, e foi possível fazer vários projetos para proteção e auxílio das mulheres, visitamos autoridades em Cuiabá, Brasília e conseguimos avanços importantes, e isso que estamos mostrando hoje neste evento”, disse.
O presidente da câmara, vereador Zé Gota elogiou as servidoras pela organização do Março Mulher, “O objetivo é trazer a mulher para o debate, as decisões políticas do nosso município, sabemos da força que a mulher tem e queremos parabenizar as servidoras e todas as pessoas envolvidas, esperamos que vire uma tradição, foi um evento fantástico”, concluiu. Uma das palestrantes, a investigadora da Polícia Civil e fundadora da Rede de Frente, comemorou as políticas públicas para as mulheres aprovadas neste mês pelos vereadores, “Este pacote de medidas de proteção às mulheres é muito importante, são conquistas que irão beneficiar com incentivos e vimos isso como um grande passo alcançado e que devemos comemorar no mês da mulher, foram ótimas notícias vindas do Poder legislativo”, finalizou.
O evento foi aberto a toda a população e foi um grande sucesso, com mais de 150 pessoas presentes no Centro Cultural Valdon Varjão. Aconteceram ainda apresentações culturais e educativas e sorteio de brindes para as mulheres.
Seja o primeiro a comentar sobre "“Março Mulher: Igualdade, voz e vez” leva grande público ao Centro Cultural Valdon Varjão"