Governo de MT lança prêmio para estimular a cultura da eficiência no serviço público

Governador Mauro Mendes lança prêmio de eficiência e inovação no serviço público em prol do cidadão Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

Objetivo é valorizar os servidores e fomentar soluções inovadoras para garantir o melhor atendimento à população

Camilla Zeni | Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (21.06), o Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, com objetivo de estimular a cultura da eficiência no serviço público em benefício dos cidadãos. 

O governador Mauro Mendes ressaltou que a premiação adotada pelo Governo de Mato Grosso segue exemplo de grandes empresas privadas, e vai ao encontro do planejamento estratégico da gestão, que busca a eficiência nos serviços públicos, com foco em entregar melhores resultados à sociedade.
 

“Queremos estimular e ampliar o espírito de eficiência e da busca pela inovação dentro do serviço público. Tudo o que fazemos dentro do Governo tem um único objetivo, que é atender o cidadão e a sociedade. Não há nenhuma atividade que não seja impactada pela atuação do Governo e seus servidores, e, por isso, nosso objetivo é tornar o Estado mais eficiente, por meio dos nossos servidores. A premiação é uma forma de chamar a atenção para essa causa”, destacou.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, pontuou que o reconhecimento aos servidores, por meio da premiação, reforça os exemplos de boas práticas adotadas desde o início da gestão e aumenta a motivação e o engajamento dos servidores para a adoção de ideias inovadoras, e ressaltou o ineditismo da ação do Governo de Mato Grosso.
 

“Sob a gestão do governador Mauro Mendes, estamos sempre buscando ações que tenham robustez e impacto para a sociedade e assim criamos este prêmio, que é inovador. Nunca foi feito algo dessa envergadura no Estado de Mato Grosso e, em nível de Brasil, é o prêmio mais robusto, que paga maior premiação e tem o maior nível de exigência nas categorias”, acrescentou.

A defensora pública-geral do Estado, Maria Luziane Ribeiro, parabenizou o Governo de Mato Grosso pela iniciativa, e afirmou que a busca pela eficiência resulta na melhor prestação do serviço ao cidadão. 

Defensora Pública, Maria Luziane Castro, durante lançamento do prêmio de eficiência e inovação no serviço público em prol do cidadão
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

“Vemos, hoje, um Estado moderno, que pensa lá na frente e, mais ainda, que quer bons resultados para o cidadão. Essa visão de administração do Governo do Estado é fantástica, porque o papel do Estado é entregar mais e melhor para o cidadão. A busca pela eficiência é extremamente importante e o cidadão precisa disso”, manifestou.

O deputado estadual Alberto Machado (Beto Dois a Um) ressaltou que a cultura da eficiência tem sido valorizada desde o início da gestão.
 

“O que o cidadão espera do poder público é eficiência, e isso o governador Mauro Mendes sempre incentivou. Agora o Governo do Estado está incentivando financeiramente, materializando o incentivo para que a gente consiga instalar no poder público um diferencial, que é essa cultura de inovação e eficiência, e que está conectado com os anseios da população”, enfatizou.

Premiação

O Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas contará com três categorias, sendo elas: transformação digital, redução de custos/melhoria de receitas, e satisfação do cidadão e do servidor. As inscrições dos projetos vão do dia 10 de julho a 31 de agosto. 

Poderão participar servidores efetivos e comissionados, servidores civis e militares e empregados públicos do Governo de Mato Grosso, que tenham tido inovações implementadas a partir de 2021. Cada secretaria e autarquia poderá indicar até três projetos, e cada servidor poderá inscrever até dois projetos, desde que de categorias diferentes.
 

A premiação contará com três etapas de avaliação, cujos critérios serão publicados no dia 4 de julho. O resultado final do prêmio será conhecido no dia 12 de dezembro.

Serão premiadas as 10 melhores ações, já implantadas, de cada categoria. As premiações envolvem valores em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais, com direito a acompanhante. Ao todo, até 150 servidores poderão ser premiados. Isso porque cada projeto poderá conter até cinco servidores por grupo.
 

LabSin

O evento também marcou o lançamento do laboratório de inovação do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas do Poder Executivo (LabSin), que será construído na Seplag. 

“O objetivo do Labsin é fomentar ações de inovação no Estado, fazer com que o servidor participe, aprenda e entenda como funciona o processo de melhoria no serviço público, dando o apoio necessário para o desenvolvimento dessas inovações”, explicou o secretário Basílio Bezerra.
 
Participaram do evento os secretários de Estado e presidentes de autarquias.

Seja o primeiro a comentar sobre "Governo de MT lança prêmio para estimular a cultura da eficiência no serviço público"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*