Secom/Aragarças-GO
O Dia Nacional do Cerrado foi celebrado em Aragarças na segunda-feira (11/9), data instituída para o destaque social e educacional deste que é considerado o berço das águas brasileiras, com destaque para a importância do bioma, que abrange mais de 20% do território nacional e abriga as maiores reservas de água doce do planeta terra.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente unida as secretarias de Agricultura e Educação recepcionaram os munícipes e estudantes aragarcenses na primeira Feira do Cerrado de Aragarças-GO e receberam o apoio do Instituto Espinhaço, que é uma associação civil, sem fins lucrativos, que está presente na região Centro-Oeste, através do programa Juntos pelo Araguaia. Seus representantes marcaram presença, interagindo com os visitantes da feira, na realização de palestras e distribuição de mudas de plantas que compõem a vegetação nativa do Cerrado brasileiro.
Durante toda a semana alusiva às reflexões educativas com relação a importância do Cerrado e da defesa da biodiversidade que ele representa, os integrantes do Instituto Espinhaço que estão em Aragarças coordenados pelo supervisor de implantação florestal, Dr. Márcio Silva Melo, estão acompanhando a secretária municipal de Meio Ambiente, a bióloga Sônia Moreira; a Engenheira Sanitarista e Ambiental de Aragarças, Eng. Giovanna Milhomens e a mediadora em Educação Ambiental da secretaria municipal de Educação, Prof.ª Elitiene Bueno nas escolas da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de esclarecer para os professores e estudantes a importância do programa Juntos pelo Araguaia e a divulgação da campanha municipal de combate às queimadas: FOGO não, VIDA sim!
Conforme destaca o supervisor de implantação do Instituto Espinhaço, Dr. Marcio Silva Melo, ‘no trabalho de recuperação das nascentes e encostas dos rios, o nosso maior aliado é a educação ambiental, que calçada com a conscientização da população e de proprietários de áreas degradadas, faz com que o nosso meio ambiente seja preservado’. Além do palestrante Dr. Marcio Silva Melo, também representaram o Instituto Espinhaço os analistas socioambientais: Eng. Agrônomo Guilherme Henrich e a gestora ambiental Luciana Marcondes de Almeida que interagem com os estudantes com uma abordagem lúdica do tema.
O prefeito municipal de Aragarças, Ricardo Galvão, destaca que é imensamente gratificante ver alunos de diversas escolas da nossa cidade conhecendo cada vez mais as particularidades do nosso cerrado e aprendendo a preservá-lo. Uma vez que palestras de parceiros como o Instituto Espinhaço responsável pelo programa Juntos pelo Araguaia, a distribuição de mudas e principalmente, o incentivo da secretaria municipal de Educação por meio da educação ambiental ininterrupta, uma bandeira de sua gestão municipal, através de projetos como o EA: Educar para preservar, e que tem alcançado resultados muito importantes para formação cidadã de nossas crianças, jovens e adultos aragarcenses.
A secretária municipal do Meio Ambiente, a bióloga Sônia Moreira destaca que após a realização da primeira feira do Cerrado em Aragarças realizada no dia 11 de setembro; continua trabalhando durante esta semana (12 a 15 de setembro) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (através do projeto institucional EA: Educar para preservar) e o Instituto Espinhaço (programa Juntos pelo Araguaia) na realização de palestras de educação ambiental nas escolas municipais de Aragarças. As ações englobam palestras com destaque na biodiversidade do Cerrado; nas informações e contatos importante para o combate às queimadas, no trabalho de recuperação de nascentes, na defesa do nosso bioma Cerrado e na proteção ao Rio Araguaia com a intensificação da campanha Aragarças: resíduo zero, fomentando ações educativas e a formação de multiplicadores ambientais que propaguem as informações recebidas nas palestras como a campanha FOGO, não, VIDA sim, com intuito de evitar as queimadas urbanas, fomentar a participação dos estudantes em relação a destinação de resíduos sólidos para os ecopontos nas escolas e a preservação e recuperação de nascentes.
Seja o primeiro a comentar sobre "Gestão Ricardo Galvão e parceiros realizam ações na Semana do Meio Ambiente"