Neste mês, já foram registrados 37 notificações de casos de dengue; além da dengue, o mosquito é transmissor das doenças chikungunya e zika vírus
Secom-BG
Neste período chuvoso, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti tende a aumentar significativamente, por isso a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para redobrar os cuidados a fim de combater o mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus.
Somente no ano passado, foram registrados 520 notificações de casos de dengue no município, e neste primeiro mês de 2024, até o momento, já foram registrados 37 casos, o que representa uma média diária de mais um caso. Desse total, dois casos foram graves.
Alguns cuidados básicos devem ser adotados pela população em seus afazeres diários para evitar que o Aedes Aegypti se prolifere, como: manter o quintal sempre limpo, não deixar água parada, manter a caixa d’água ou qualquer objeto que possa acumular água tampado ou de cabeça para baixo, limpar as calhas, descartar corretamente lixos, entulhos e pneus, entre outros.
Combater o mosquito é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto, por isso, a Secretaria de Saúde conta com os Agentes de Endemias que realizam visitas em residências, comércios e lotes baldios, identificando e eliminando objetos que acumulam água, além de realizar ações de educação em saúde alertando a população sobre os perigos do mosquito e as doenças que ele pode transmitir.
“Esta é uma luta conjunta. Cada um deve fazer a sua parte para evitar que tenhamos casos positivos para a doença em nosso município. A dengue mata, e com os nossos cuidados diários vamos evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, contou a secretária de Saúde, Salete Lauermann.
Ao perceber a presença de focos de dengue em sua residência, ou em outros locais, informe a Vigilância Ambiental, através da plataforma Barra Online, disponibilizada no site oficial da Prefeitura de Barra do Garças.
Seja o primeiro a comentar sobre "Secretaria de Saúde de Barra do Garças alerta para perigo de proliferação do mosquito Aedes Aegypti neste período chuvoso"