A pedido de Medeiros, comissão ouve ministro sobre importação de arroz nesta quarta-feira

Depois de Fávaro, Pimenta participa de reunião da Comissão da Agricultura

 Da Assessoria 

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), será ouvido nesta quarta-feira (3), às 10 horas, pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal. O ministro foi convocado a pedido do deputado federal José Medeiros (PL-MT), no último dia 4 de junho, para esclarecer o escândalo que se tornou a proposta do Governo Federal em importar cerca de 1 milhão de toneladas de arroz.

No mesmo requerimento solicitando a convocação de Pimenta, Medeiros também pediu a convocação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que foi ouvido no último dia 19 de junho e manteve a defesa da importação de arroz apesar das denúncias de irregularidades.

Medeiros, que também é membro titular da Comissão de Agricultura, destacou a necessidade urgente de esclarecer os indícios de corrupção e favorecimento relacionados à importação. “O governo do PT está tentando abafar o escândalo envolvendo a importação de arroz. Eles [Governo Federal] suspenderam o leilão que previa a compra de 263,3 mil toneladas após a divulgação das irregularidades. No entanto, há muitas perguntas sem resposta. Em seu depoimento, o ministro da Agricultura não explicou nada e ainda voltou a defender a importação do grão. Agora, é a vez do Paulo Pimenta. A expectativa é que ele explique os indícios de corrupção, favorecimento e outros ilícitos envolvendo a importação de arroz. Além dos ilícitos, existe ainda o prejuízo que essa medida pode causar à agricultura e ao povo brasileiro. As irregularidades são tantas que o próprio governo admitiu que pode cancelar em definitivo a importação de arroz”, disse o parlamentar.

Medeiros voltou a defender a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar com mais profundidade o caso. “Mesmo com a possibilidade de cancelamento da importação de arroz, o governo Lula tem muito o que explicar sobre essa operação desastrosa, danosa a agricultura brasileira e com cheiro forte de corrupção. Estamos trabalhando para instalar a CPI e esclarecer mais uma vergonha desse desgoverno petista”, disparou.

A oposição ao governo precisa de 171 assinaturas para a instauração da CPI do Arroz. Até o momento, 156 deputados já assinaram o requerimento, apesar das pressões contrárias por parte da base governista.

Seja o primeiro a comentar sobre "A pedido de Medeiros, comissão ouve ministro sobre importação de arroz nesta quarta-feira"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*