Municípios podem ajudar com brigadas e campanhas educativas para evitarem incêndios urbanos e florestais
Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros confirma que as queimadas começaram mais cedo na região, com 52 focos registrados na região de Barra do Garças (MT). Segundo a instituição, foram 52 registro em vegetação e cinco em terrenos baldios no mês de maio. Esse número aumentou no mês de julho com 72 focos, sendo 16 em lixo e entulhos e 56 em vegetações.
O mês de julho também começou com alerta amarelo na região, pois com dez dias deste mês, já foram 21 incêndios na região de Barra do Garças.
O Corpo de Bombeiros está reforçando seu plano de ação e espera contar com parcerias das prefeituras com brigadas nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Araguaiana, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Campinápolis, Novo São Joaquim e Nova Xavantina.
“As brigadas sendo treinadas e devidamente capacitadas, podem nos ajudar no trabalho preventivo”, destacou o comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Barra do Garças, tenente-coronel André Luiz Dechamps, de Barra do Garças.
Outra preocupação em Barra do Garças é com relação ao Parque Serra Azul, principalmente, nas enconstas, ocupadas por imóveis. Em 2014, o parque enfrentou o maior incêndio de sua história que consumiu quase 40% de sua área.
Veja vídeo.
Seja o primeiro a comentar sobre "Focos de queimadas começam mais cedo na região de Barra do Garças e preocupam bombeiros"