Lázaro Sipriano de Carvalho lança livro de memórias

Lázaro Sipriano de Carvalho e Barra do Garças Histórias que se entrelaçam

“Lázaro Sipriano é notável empresário e conhecedor profundo da política local. Vez que foi participante ativo quase todas as administrações municipais e também vereador e presidente o Legislativo.”

Por Wanderley Wasconcelos

O empresário Lázaro Sipriano de Carvalho lança em 03 de setembro no complexo turístico do Porto do Baé seu livro de memórias que traça o perfil de sua vida, desde a chegada de sua família, liderada pelo agricultor Egídio e dona Amélia à região do Passa Vinte, Fazenda Piauí, interior de Barra do Garças, nas terras devolutas de então, próprias para se empreender em pequena escala a partir do cultivo da terra, da lavoura de subsistência e da criação de gado.

Neste seu livro Lázaro Sipriano de Carvalho e Barra do Garças: histórias que se entrelaçam o autor discorre, sem saudosismo sobre sua primeira infância, as bolas de gude multicores, pião, estilingue, cavalinhos de pau, os banhos no riacho Passa Vinte, tributário do Barreiro Grande que desagua no Garças, “sem esquecer dos mosquitos que infestavam nossos dias e das muriçocas que nos alfinetavam à noite”, diz o autor.

Naquele canto de mundo tudo era feito à luz de lamparina. A cidade mais próxima estava a 60 quilômetros, a nascente Barra do Garças, emancipada em 1948, perdida nos ermos do Araguaia.

São decorridos, portanto, 60 anos que o patriarca Egídio vendeu a Fazenda no Passa Vinte e a realidade do menino Lázaro é outra. Aliás, ela começou, segundo seu relato, ainda na infância, ajudando seus pais nos afazeres de casa, cobrador de ônibus na adolescência, o trabalho com seu irmão Almante Sipriano de Carvalho – que mais tarde se tornaria prefeito de Barra do Garças -, que foi seu tutor orientando seus primeiros passos no trabalho, no universo comercial, uma torrefação em Iporá, onde conheceu na juventude sua companheira da vida inteira, dona Ireny, mãe de seus filhos Simone, Solange e Renato.

Nada em sua vida aconteceu por acaso, mas a partir do trabalho de todos os dias de um homem atento ao seu cotidiano, ao mundo à sua volta e por isso mesmo agrega neste livro muitos causos e passagens históricas que viveu ou que vivenciou e que com esta publicação torna-se um legado à sociedade barra-garcense, das pessoas que habitam as páginas de seu livro, os personagens que o autor encontrou pelos caminhos da vida, de grandes empresários à gente simples do povo.

Além da narrativa simples, objetiva e, sobretudo sincera, Lázaro Sipriano de Carvalho diz que dentre as conquistas que obteve nestes seus 78 anos, a maior de todas foi a formação de sua família, dos filhos, dos netos Leonardo, Amanda, Aimê e Isabela e de seu bisneto Gabriel. “Esta sim, foi uma grande conquista”, diz ele.

Este seu livro que traça um perfil de sua vida zelosa pelo o trabalho, não deixa do lado de fora de sua história nomes dos pioneiros de Barra do Garças, seus descendentes, ex-prefeitos, ex-vereadores, trabalhadores rurais e urbanos, professores, comerciantes, empresários, a gente do povo que poucos conhecem como ele.

Não obstante a tudo isso, o autor completa a narrativa com um álbum de família composta por centenas de fotos que lastreiam desde às já preteridas em preto-e-branco da época, assim como às coloridas e digitais de nossos dias. “Com estilo despojado, fluente e incisivo, Lázaro conta sua história de fora para dentro, em primeira pessoa, cujas palavras parecem arrumadas por si mesmas, livres e sem peias, a serviço de quem sabe enxergar”, diz o professor José Nogueira, seu contemporâneo e que sempre esteve a serviço da cultura, da história e da educação. Em resumo, um livro que bem poderia ser adotado nas escolas do município. [Fonte: Revista Gente]

Seja o primeiro a comentar sobre "Lázaro Sipriano de Carvalho lança livro de memórias"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*