Segunda edição da Expo Cerrado foi sucesso em Aragarças

Da Assessoria

Com intuito de valorizar e conservar a fauna e a flora da região do Araguaia, o segundo Expo Cerrado, aconteceu na praça do antigo Travessia, no Centro de Convivência de Aragarças-GO, (distante 375 km de Goiânia). O evento declarou sobre a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente na região, e enfatizou apontando para o caos do momento no sentido global.

A secretária do Meio Ambiente, Sonia Moreira, falou das parcerias que agregam no evento: A artesã Brasilina, do município de Aragarças, trouxe maravilhosos artesanatos naturais, feitos a partir de frutos e sementes do cerrado. A Ducarmo artesã, também expôs seus lindos artesanatos nessa segunda edição da Expo Cerrado.

Entre as várias autoridades, esteve também a primeira-dama do município de Aragarças, Raqueline Galvão. Ela parabenizou o sucesso da Secretaria do Meio Ambiente com “Soninha”, em parceria com a Faeg e o Corpo de Bombeiros, e disse: “Nesse momento de seca, é primordial trazer a conscientização de cada um sobre a atual e crítica situação. Isso é um cuidado com a natureza e com a saúde da população. Crianças e idosos têm sofrido sérios problemas de saúde, neste período de ar seco e queimadas na região”, pontuou Raqueline.

Destacado como um grande parceiro em todos os eventos da Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Espinhaço, mais uma vez compareceu e demonstrou o seu apreço e apoio em defesa da natureza, e presenteou todos alunos que foram participantes da Expo Cerrado 2024.

O ambientalista Jean Esteves, prestigiou o evento com sua presença e parabenizou a Secretaria do Meio Ambiente, por ser ativista na conscientização da população, em torno do crítico momento das queimadas que vivenciamos. Sofremos com a perda de muitos animais, com o assoreamento, e a debilidade na saúde das pessoas. Jean também falou que é uma crise global, onde a responsabilidade é de todo ser humano, assim como fazer a reversão desse caos, também é compromisso de todos.

O secretário da agricultura, Silvio Dias, falou sobre a importância da qualidade de vida no meio ambiente, o que deve ser feito com consciência para as futuras gerações. Ele também comentou sobre o assoreamento que vem secando os rios da região, e enfatizou sobre a responsabilidade do ser humano com o meio ambiente, em defesa de todo planeta. Representantes da Saneago prestigiaram o evento, e confirmaram a escassez hídrica no estado de Goiás.

O Tenente Firmino, Bombeiro Militar-GO, citou a relevância da Expo Cerrado nesse momento de devastação da natureza por diferentes razões: causas climáticas, desastres naturais e também negligência humana. “Conscientizar as crianças é evitar uma pior degradação e preservar a natureza para o futuro”, declarou.

A professora Érica da Mata, endossou sobre o risco de extinção do cerrado e a importância de conscientizar as crianças, da preservação do bioma para as próximas gerações.

Marcio Silva do Instituto Espinhaço, falou do engajamento para recuperação de mudas nativas do Cerrado.

“O projeto de preparação das mudas e recuperação é feito por um serviço de inteligência, onde toda estratégia e metodologia no formato nativo é seguido, visando assim, a conservação e restauração do bioma”, explicou Márcio.

Os agradecimentos da Secretária Sônia, foi para todos alunos presentes, citando as escolas: José Nogueira de Morais, CEJA, Rubens Correia de Aguirre e Professora Adalgisa Lima. Ela também agradeceu a todas as autoridades que participaram, a população, e demais parceiros da Secretaria do Meio Ambiente em Aragarças.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Segunda edição da Expo Cerrado foi sucesso em Aragarças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*