Materiais utilizados na construção de alguns acampamentos e bares ainda são encontrados entre a areia e a água
Da Redação / Semana7
Estruturas abandonadas de acampamentos e bares nas praias do rio Araguaia têm preocupado moradores e entidades ambientalistas nos últimos meses. Mesmo com o fim da temporada, ainda é possível encontrar materiais como folhas de palmeiras, troncos de bambu, compensados e plásticos que foram utilizados para cobertura e decoração destes espaços.
Atendendo à uma solicitação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia (CBH Alto Araguaia) para reforço na fiscalização e limpeza das praias da região, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio de sua unidade em Barra do Garças, expediu, em agosto deste ano, um ofício encaminhado às prefeituras de Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Torixoréu, Araguaiana e Nova Xavantina.
Segundo Weliton Marcos Rodrigues, diretor da Unidade Desconcentrada da Sema em Barra do Garças, a medida visa combater a poluição nas praias do Rio Araguaia, que sofrem com resíduos sólidos espalhados entre a areia e a água após a temporada de 2024.
“A temporada de praia é um lazer para a sociedade, mas as pessoas não têm bom senso. […] só respeitam depois que são autuadas. Primeiro, nós notificamos porque alguns municípios descentralizados têm as secretarias de Meio Ambiente e precisam ter a responsabilidade”, afirmou o diretor.
A Sema requisitou um reforço imediato na fiscalização para garantir a retirada de todas as estruturas remanescentes e uma limpeza completa nas áreas afetadas. “A SEMA tomará as medidas necessárias para autuar os responsáveis pela poluição nas margens do rio, garantindo a responsabilização adequada e evitando recorrências futuras. […] acreditamos que com o apoio das prefeituras será possível resolver essas questões de forma eficiente e restabelecer a qualidade ambiental das praias da região”, disse o diretor.
Ainda de acordo com Weliton, além de fiscalizar, a Sema planeja realizar parceria com as administrações dos municípios para a expedição de alvarás aos interessados em montar acampamentos e outros tipos de estruturas nas praias durante a temporada.
Reprodução
Seja o primeiro a comentar sobre "MEIO AMBIENTE – Após temporada, Sema intensifica fiscalização e limpeza nas praias do Rio Araguaia"