Conselheiro Antônio Joaquim citou o Lar dos Idosos como exemplo da dedicação de Adilson pela cidade
Assessoria / Redação
As contas de 2023 da Prefeitura de Barra do Garças, sob a gestão do prefeito Dr. Adilson Gonçalves, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) em sessão realizada nesta última terça-feira (5). Com parecer favorável do conselheiro relator Campos Neto, a administração recebeu elogios por sua condução dos recursos públicos e pelas iniciativas sociais, como o Lar dos Idosos, destinado à população mais vulnerável da cidade.
Campos Neto, ao apresentar seu parecer, destacou a eficiência da gestão em termos orçamentários e financeiros. “Ao comparar a receita prevista com a arrecadada, bem como a despesa autorizada com a realizada, [a primeira secretaria de controle interno] apontou a insuficiência de arrecadação, todavia, informou que houve economia orçamentária.
Também destacou suficiência financeira para quitação das obrigações de curto prazo. Além disso, ressaltou o cumprimento dos limites constitucionais e legais relacionados à Educação, Fundeb, Saúde e repasse ao Poder Legislativo”, relatou.
Sobre eventuais questões ligadas a despesas de folha de pagamento, Campos Neto apontou que possíveis irregularidades podem ter ocorrido por um equívoco técnico em que despesas de 2022 com contratações de médicos não foram contabilizadas, levando o gestor a considerar desnecessário registrar as mesmas despesas em 2023.
Considerando o princípio da segurança jurídica e que os gastos não trouxeram prejuízo ao interesse público, na medida em que foram destinados para garantir o direito fundamental à saúde, entendo que a gravidade dessa irregularidade deve ser flexibilizada”, afirmou o relator, recomendando ainda que esforços sejam empreendidos para resolver a questão.
Durante a votação, o conselheiro Antônio Joaquim pediu a palavra para parabenizar o prefeito Adilson e citou a alta aprovação de sua gestão nas urnas. Ao elogiar o Lar dos Idosos, Joaquim destacou que a obra representa um compromisso social raro e digno de reconhecimento. “Doei uma chácara para essa obra, durante a gestão do Chaparral. De lá pra cá, ninguém fez, nem mesmo meus primos, que tiveram diversos mandatos. Mas o Adilson fez e me comunicaram que agora em dezembro vai inaugurar. Isso está me enchendo de orgulho, de satisfação, de preenchimento da minha alma. Então eu queria fazer esse registro histórico”, declarou o conselheiro.
A inauguração do Lar dos Idosos está prevista para dezembro, com capacidade para atender 80 pessoas, sendo uma das conquistas mais relevantes da administração de Dr. Adilson. A aprovação das contas de 2023 no TCE confirma o compromisso da gestão com responsabilidade fiscal e investimento em áreas sociais essenciais, o que continua garantindo qualidade de vida aos cidadãos de Barra do Garças.
Seja o primeiro a comentar sobre "Com contas de 2023 aprovadas no TCE, gestão Adilson recebe elogios dos conselheiros"