MEC aprova programa de mestrado em Educação para UFMT de Barra do Garças

O programa contará com duas linhas de pesquisa: A linha Educação, Sociedade e Cultura e a linha Teorias da Educação, Práticas e Políticas Educacionais.

Marcelo Borges / Semana7

O Ministério da Educação – MEC aprovou na última semana a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Práticas e Políticas Culturais – PPEPPC no campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. O mestrado acadêmico será ofertado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS.

A aprovação foi feita pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, entidade ligada ao MEC.

Com o objetivo de atender às demandas formativas de profissionais da educação básica e do ensino superior, o programa contará com duas linhas de pesquisa: A linha Educação, Sociedade e Cultura e a linha Teorias da Educação, Práticas e Políticas Educacionais.

O processo seletivo ocorrerá após a autorização, com publicação no Diário Oficial da União, onde a Capes irá autorizar o início das inscrições e atividades, que segundo membros da comissão organizadora, devem ocorrer no segundo semestre de 2025.

O programa tem o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da área da educação que atuam na rede pública ou privada da região do Araguaia, propiciando formação abrangente e com capacidade crítica. A ideia é formar profissionais qualificados capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor às suas atividades.

O professor Odorico Cardoso, do curso de letras, explica que os primeiros cursos de graduação ICHS foram Letras, Matemática e Ciências Biológicas nos anos de 1981 e que dentre os três institutos que compõem o campus Araguaia da UFMT, o ICHS era o único que não possuía um programa de pós-graduação.

“Foram cinco anos de muitas reuniões feitas de dores, alegrias, estudos, muita transpiração e inspiração, enfim, conseguimos, nossa equipe foi guerreira e poderemos oferecer um curso de mestrado para formar professores e técnicos que possam trazer mais qualidade, engajamento, pesquisa, transformação, emancipação e cidadania aos nossos educadores e educadoras”, disse o docente. 

A comissão ainda explicou as finalidades do programa. “É propor e desenvolver projetos que visem minimizar as situações de desigualdades educacionais, de modo a atender às expectativas de muitos profissionais que atuam em diferentes níveis, etapas e modalidades e buscam aprimorar sua qualificação profissional, como oportunidade de ampliar suas condições intelectuais e obter melhores condições de vida”, afirmou em nota divulgada. (Com informações da assessoria)

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