Por Uemerson Florencio
Muitas pessoas pensam que esta secretaria foi criada para competir com as agencias que promovem eventos para os empreendedores nas cidades. Ela deve ter por compromisso fortalecer a cultura empreendedora por meio de políticas públicas coerentes, estímulos para a criação de condições favoráveis visando a geração de emprego e renda. Quantas vezes você se perguntou qual era a finalidade dessa secretaria?
Qual deveria ser o perfil dos seus servidores? Profissionais altamente qualificados para o trânsito no setor empresarial, capaz de promover diálogos técnicos e qualquer perspectiva de jeitinhos, ou seja, sem espaço atos levianos. Esses servidores devem compreender sobre visão empresarial, dinâmica de mercado, captação e retenção de novos negócios para o município. Apesar de serem servidores devem ter boas relações com as organizações empresariais como Federação das Indústrias, Câmaras de dirigentes lojistas, Associações comerciais, entre outras.
Quantas vezes você ouviu falar que os servidores municipais saíram da cidade em delegação com a perspectiva de viajarem numa missão empresarial para outros estados ou países para atrair empresas para a região? Ou simplesmente a secretaria existe, mas apenas para colocar o banner de apoio aos eventos que os próprios empresários dos municípios realizam?
Como podemos descrever mais detalhadamente quanto ao perfil destes profissionais em termos de formação e competência esperadas? Algumas áreas profissionais esperadas podemos destacar: Administração, Ciências contábeis, Relações públicas, Relações internacionais ou comércio exterior. É fundamental ter pleno domínio dos principais idiomas para as relações comerciais no mundo, entre eles: o inglês, o espanhol e francês. Você conhece algum servidor bilingues ou poliglota?
Como as suas ações devem ser estruturadas? Na qualidade de missão municipal-empresarial na qual deve ser comtemplada algumas ações específicas:
– Realização de pesquisa de mercado para a detecção do melhor perfil de empresa por seguimento, levando em consideração a cultura do município, as infraestruturas disponíveis previamente instaladas e as vocações econômicas;
– Estudo prévio a respeito da empresa escolhida, os seus respectivos concorrentes dela, comportamento do setor, tendências, compreensão de todos os pré-requisitos pertinentes ao perfil dos funcionários desta empresa;
– É fundamental compreender as diversas dinâmicas aplicadas ao universo do negócio desejado para ser implantada na cidade;
– Iniciar forte planejamento da campanha de apresentação do portfólio da cidade para fortalecer os discursos de atração do negócio para a cidade. Afinal de contas, você precisa impressionar tecnicamente os gestores empresariais que por sua vez enviarão equipes qualificadas com ou sem o seu conhecimento para ter certeza quanto as informações apresentadas. Não basta dizer que tem tudo o que a empresa precisa sem ter autoridade ou não tem contemplado por exemplo incentivos fiscais para a instalação da empresa na cidade. Tem realmente conhecimento dessa realidade?
Quais são os aspectos que a gestão municipal deve levar em consideração quanto a atenção para as vocações econômicas? O que naturalmente é gerado ou produzido historicamente no município? Quem são os produtores ou gestores responsáveis pelo quê? Onde estão? Como fazem ou produzem? Data de quanto tempo esta cultura na cidade? O que se produz chega a ser uma marca natural da cidade, pode-se dizer que tem uma relação identitária?
Com quais secretarias a secretaria de desenvolvimento econômico deve interagir ou buscar apoio? A secretaria de agricultura, finanças e tributo educação, social, saúde, infraestrutura ou obras, serviços públicos e, administração com foco para a gestão de pessoal com ênfase para estímulo a educação continuada e a busca da melhoria contínua. Afinal, uma equipe bem qualificada, aliada de competência técnica, atitude e ousadia podem apresentar resultados significativos. Esta é uma realidade vivida pela prefeitura da sua cidade? É uma mentalidade da administração municipal realizar estas alianças internamente?
O que a maioria das empresas buscam para poder se instalar numa localidade? Conforme o esperado: Todos os aspectos ligados as questões de infraestrutura física; Localização estratégica para facilitar o escoamento da produção; Segurança jurídica e fiscal, levando em consideração os aspectos políticos, histórico e cultural; A qualificação da mão de obra local e a disponibilidade de centros de formação continuada para este público; Os aspectos econômicos e a dinâmica do setor de comércio, indústria, serviços e manufatura; Entre outros.
Para poder oferecer qualquer proposta aos empresários, como deve estar verdadeiramente o município? Em outras palavras, os chefes do executivo fizeram o dever de casa? O que tem pronto para apresentar por meio dos seus agentes municipais? Ele não pode levar promessas, mas sim, fatos.
* Uemerson Florêncio –Empreendedor. Palestrante, Pesquisador, Escritor, Correspondente Internacional e Treinador em análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.
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