Sintomas de dengue, chikungunya ou zika? Procure atendimento médico imediatamente

 🤒🏥🩺

Além de prevenir o agravo da saúde, a notificação dos casos permite que o município tome medidas imediatas para combater o mosquito

Secom-BG

Na ocorrência de sintomas de dengue, chikungunya e zika vírus, a recomendação é que se procure imediatamente atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde. Além de prevenir o agravo das condições de saúde, a consulta em uma unidade do município gera uma notificação de caso suspeito, contribuindo com o combate ao Aedes aegypti.

O alerta é da Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que destaca a notificação dos casos suspeitos de dengue e demais arboviroses como uma das medidas para frear a incidência dessas doenças.

Os registros de casos suspeitos ou confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus revelam ao Poder Público como está a incidência dessas doenças no território do município. Isso possibilita a tomada de medidas pontuais de eliminação do mosquito nas regiões mais afetadas.

Uma das formas de combater o mosquito diretamente é por meio do bloqueio químico, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar o Aedes Aegypti. Mas esse não é o único meio de combater o Aedes. A principal forma são as atitudes de limpeza doméstica e eliminação de acúmulo de água parada por parte da população e dos comerciantes.

Conheça os sintomas das arboviroses:

Dengue: febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos.

Chikungunya: febre intensa e dores articulares.

Zika Vírus: febre baixa ou ausente, dor de cabeça, muscular, nas articulações, cansaço, manchas na pele, inchaço e ínguas. Podem ocorrer complicações neurológicas, especialmente em gestantes, com risco de malformação do bebê.                                   

Seja o primeiro a comentar sobre "Sintomas de dengue, chikungunya ou zika? Procure atendimento médico imediatamente"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*