Projeto visa popularizar o acesso à ciência e tecnologia em Mato Grosso
Municípios, instituições públicas e privadas de Mato Grosso já podem solicitar a presença do Circuito Itinerante do MT Ciências, desenvolvido através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para popularizar o conhecimento científico.
Podem realizar o pedido gestores de escolas públicas e privadas, representantes de instituições, prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso através de ofício a ser enviado à Seciteci. O interessado deve informar os dados institucionais e demonstrar que o atendimento contemplará um evento específico ou a comunidade em geral. O requerimento não tem prazo e fica disponível durante todo o ano.
A solicitação deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do representante, e-mail, telefone celular, responsável pela logística, período do atendimento e estimativa de público. O ofício deve ser enviado para o e-mail: “protocolo@secitec.mt.gov.br”. O requerimento é gratuito e, dependendo do caso, municípios e instituições podem contribuir com infraestrutura do espaço.
O projeto possibilita à população mato-grossense o acesso a um circuito itinerante com experimentos e atividades científicas. O acesso dos visitantes às atrações também não tem custo. A unidade móvel do programa, “a carreta” do MT Ciências, é composta por quatro salas temáticas com 22 instalações que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som.
Na parte externa, há o planetário digital que atrai visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360°, os quais exploram conceitos da astronomia. Além dele, há anexado à unidade móvel duas tendas infláveis com 10 instalações, kits de robótica e óculos de realidade virtual.
“O atendimento aos municípios e instituições é uma forma da Seciteci cumprir a missão de popularizar o conhecimento científico e tecnológico”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, explica que o MT Ciências existe desde 2017. “Nós temos uma estrutura móvel, que é uma das maiores do país. A carreta é um museu de ciência móvel, com inovação e experimentos científicos em diversas áreas, além das oficinas que são ofertadas de acordo com o município. Tudo isso serve para divulgar e popularizar a ciência, estimulando cada vez mais o interesse de nossos jovens e crianças pelo conhecimento científico, despertando futuros cientistas e estudiosos aqui no nosso Estado”, disse o coordenador.
Além da carreta, também pode ser solicitado o estande do programa de recondicionamento de computadores – Recytec. O projeto leva um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, que posteriormente serão reutilizados ou descartados de forma adequada pela equipe da Recytec.
A Seciteci avalia ainda, em cada caso, sobre a possibilidade de levar o Palco da Ciência, que apresenta ampla programação gratuita com palestras, workshops, espetáculos científicos conhecidos nacionalmente e entre outras atrações educativas e culturais.
Em 2024, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos em Mato Grosso, com visitantes de 124 escolas em 39 cidades do Estado. Também participou da Virada Científica e da 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT).
*Sob supervisão de Téo Meneses
Seja o primeiro a comentar sobre "ATRAVÉS DA SECITECI – Instituições e prefeituras já podem solicitar circuito itinerante do MT Ciências nos municípios"