BARRA DO GARÇAS – Cinema e jogos atraem visitantes para Museu da UFMT Araguaia

Marcelo Borges

Caminhando com os Dinossauros e a Caça ao Tesouro são atrações nos dias 23 e 24 de janeiro no MuHNA

Da Assessoria/MuHNA

A última semana de atrações das Férias no MuHNA prevê oficinas, cinema e jogos nas manhãs e tardes dos dias 23 e 24 de janeiro. Em cada período e data há atividades diferentes para possibilitar a participação em mais de uma atividade. As ações são gratuitas, mas é preciso chegar 30 minutos antes para garantir a inscrição, pois as vagas são limitadas para o cinema a caça ao tesouro.

Hoje, dia 23, acontece a partir das 9h acontece a segunda edição da Oficina de Paleoarte, quando os estudantes e professores irão aprender um pouco mais sobre os fósseis, além de participarem do desenho e da coloração de réplicas.

A partir das 14 horas, os visitantes irão conhecer o universo dos dinossauros com a exibição do documentário 3D Caminhando com os Dinossauros. Para garantir o ingresso, é preciso chegar a partir das 13h30 quando as senhas serão distribuídas até atingirem a lotação do auditório, que é de 30 pessoas. O documentário tem duração de 90 minutos.

Já na sexta-feira, dia 24, a partir das 9h, os visitantes irão participar da Oficina de Curiosidades sobre as Serpentes. Durante o encontro, as pessoas vão aprender a diferenciar animais peçonhentos daqueles que não representam perigo. A proposta é desmistificar as espécies e educar sobre os cuidados necessários especialmente no meio rural onde os ataques são mais frequentes.

A Caça ao Tesouro promete ser a atividade mais animada e aguardada das Férias no MuHNA. Na sexta-feira, dia 24, os visitantes que chegarem até as 14h serão divididos em equipes que precisam descobrir diferentes enigmas para formar a palavra-chave e abrir o tesouro. A cada mistério relacionado sobre biodiversidade que for desvendado, as equipes terão novos enigmas ou atividades até cumprir todos os desafios e desvendar o segredo que abre o Baú do Tesouro.

O baú está repleto de brindes como quebra-cabeça, caneca, adesivos. A atividade lúdica envolve o conhecimento científico aliado também a atividades lúdicas, brincadeiras e principalmente a cooperação em equipe. Crianças aprendem a diferenciar borboletas e mariposas durante oficina antes de colorirem material preparado pela equipe pedagógica do MuHNA.

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO COM DIVERSÃO

Segundo a diretora do MuHNA Márcia Cristina Pascotto, as ações estão alinhadas ao Estatuto dos Museus e à Política Nacional de Educação Museal, que prevê que todas as instituições museológicas realizem atividades educativas associadas ao seu acervo. “Essa é a segunda semana de férias do museu e pela primeira vez estamos oferecendo essa programação especial no mês de janeiro. Na semana passada tivemos dois dias de atividades e passaram cerca de 200 pessoas no MuNHA”, explica Márcia Pascotto. Para ela, é uma forma de promover a divulgação científica e a popularização da ciência por meio de atividades, diversão, integração e cooperação.

Em 2025, além de conhecerem a exposição de longa duração Biodiversidade: passado presente e futuro da vida no planeta, os visitantes podem participar de oficinas de diferentes áreas do conhecimento, de atividades lúdicas e de propostas educativas.

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Cinema e jogos atraem visitantes para Museu da UFMT Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*