Ação de Saúde Mental no Setor Bela Vista destaca a importância do cuidado com a mente em Aragarças

Da Assessoria

Na manhã desta última quarta-feira (23), a Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF-301) do Setor Bela Vista, promoveu uma ação educativa para reforçar a importância da saúde mental. A palestra, ministrada pela psiquiatra Dra. Pollyana Karla, foi realizada na sala de espera da unidade e visou desmistificar temas relacionados às doenças mentais e incentivar as pessoas a buscarem ajuda.

Dra. Pollyiana Karla destacou a importância de tratar da saúde mental com a mesma seriedade que outras condições físicas. “Para que as pessoas tenham mais facilidade em buscar ajuda, é fundamental falarmos sobre o assunto. Muitas vezes, as pessoas relutam em procurar ajuda por vergonha ou porque familiares não reconhecem os sintomas de doenças mentais”, explicou. A psiquiatra apontou que muitas queixas como cansaço excessivo, perda ou aumento de apetite e alterações no sono podem estar relacionadas a transtornos emocionais, como a depressão, e precisam ser tratadas adequadamente.

“Se a gente cuida do nosso coração, das doenças reumáticas e de outras condições físicas, por que não cuidar da mente?”, questionou Dra. Pollyana, ressaltando que o trabalho desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contribui para o diagnóstico e acompanhamento adequado dos pacientes.

A coordenadora da ESF 301, enfermeira Maria Aparecida, reforçou a importância dessa abordagem na unidade básica de saúde. “Muitas pessoas chegam aqui em busca de ajuda, e muitas vezes, o que parece ser um problema físico tem uma raiz emocional. Estamos aqui para oferecer esse primeiro socorro e direcionar os pacientes para o acompanhamento adequado”, disse Maria Aparecida.

A palestra faz parte da programação do janeiro Branco, uma campanha global que visa a conscientização sobre a saúde mental. Durante o evento, foram discutidos temas como o autocuidado, a importância de fazer boas escolhas na vida e a conexão entre a saúde física e emocional.

Ana Maria, coordenadora da Atenção Básica, explicou que todas as unidades de saúde da região serão contempladas com essas palestras. “O cronograma de atividades inclui a ESF 301, que já foi atendida, e também as unidades 306, 304, 303, 307 e 302, em parceria com o CAPS. Vamos seguir com a sensibilização sobre a importância da saúde mental em todas as unidades”, comentou.

Maria de Fátima Carvalho, coordenadora do CAPS, também ressaltou que a campanha Janeiro Branco é fundamental para promover a saúde emocional dos moradores. “Quando o emocional não está bem, o reflexo é no corpo. As pessoas que nos procuram muitas vezes não apenas buscam ajuda para questões físicas, mas também para problemas emocionais. O CAPS está disponível para apoiar e direcionar os pacientes ao tratamento adequado”, explicou a coordenadora.

Além de apoiar o tratamento psiquiátrico, a unidade básica de saúde do Setor Bela Vista também oferece suporte psicológico, médico e de enfermagem. Pacientes com sintomas de transtornos emocionais leves são atendidos ali mesmo, enquanto aqueles que necessitam de cuidados psiquiátricos mais especializados são encaminhados para o CAPS.

O CAPS está localizado na Rua Francisco Albuquerque Milhomem, de frente para o IML, e é uma referência no cuidado com a saúde mental na região.

O trabalho conjunto entre as equipes de saúde mental e básica visa, principalmente, quebrar tabus e incentivar as pessoas a cuidarem de sua saúde mental com a mesma dedicação que têm com a saúde física.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Ação de Saúde Mental no Setor Bela Vista destaca a importância do cuidado com a mente em Aragarças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*